sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Famílias de Serra Talhada comemoram chegada de caixas d’águas

20 mil caixas d’água serão entregues às famílias da Zona Rural que sofrem com a estiagem e não possuem outra forma para armazenamento da água distribuída pelos carros pipa
“Vou deixar de lado os potes, baldes e bacias. Agora, posso até esperar o carro-pipa para ter água na minha casa. Só sabe a importância de possuir uma caixa d’agua quem mora no meio do mato, como eu e minha família”, assim comemorou Joana Medeiros. Ela é uma das 12 donas de casa do Assentamento Mandacaru, Zona Rural do município de Serra Talhada, que recebeu as caixas d’águas de mil litros, na manhã desta sexta-feira (31), das mãos do secretário de Agricultura e Reforma Agrária e coordenador do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, Ranilson Ramos. Ao todo, a população de comunidades rurais de Serra Talhada receberão 658 reservatórios.

O Comitê, criado pelo Governo do Estado e Governo Federal para coordenar as ações de convivência com a seca, vai distribuir 20 mil Caixas d’Água para armazenamento da água distribuída pelos carros pipa. A distribuição das caixas d’água está sendo feita por agentes da Defesa Civil e técnicos do IPA, seguindo critérios que priorizam famílias residentes em áreas mais remotas, que não possuem cisterna, que tenham crianças de 0 a 6 anos, idosos e mulheres como chefes de família. Os Conselhos de Desenvolvimento Sustentável de cada município estão  realizando o cadastramento  das famílias e acompanhando a entrega nas comunidades.


“Essa ação visa melhorar a qualidade da água ofertada  pelos carros pipa, com um melhor armazenamento. Em razão disso, vamos levar como sugestão para o comitê a ampliação do número de municípios a serem contemplados”, afirmou o secretário.
Em sua fala, o secretário destacou a responsabilidade das donas de casa: “ A água desses reservatórios deve ser usada especificamente para consumo humano. Por isso oriento a todas as donas de casa que administrem o uso dessa água tão somente para o uso domestico, não aceitando que os homens utilizem para lavarem motos ou cavalos por exemplo", frisou.

O secretário também garantiu que o IPA realizará o reabastecimento dessas caixas d'água a cada 10 dias criando rotas especificas para essas comunidades. Na ocasião, foi autorizado ainda a limpeza do "Açude dos Olavos", no  Assentamento Mandacaru. ”Vamos ainda encaminhar técnicos do IPA para recuperar poços amazonas e tubulares”, complementou. Ramos anunciou também, a entrega de  filtros de barro para filtragem da agua garantindo ainda mais a sua qualidade, beneficiando 172 mil famílias rurais.

A aquisição das 20 mil caixas d’água, com capacidade de mil litros cada, foi feita pela Secretaria da Casa Militar, através da Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco). O investimento é de R$ 3.160.000,00 que serão pagos com recursos do Ministério da Integração, por meio do Cartão de Defesa Civil.

Nenhum comentário: