quinta-feira, 14 de março de 2013

Defesa Civil usa Cordel para ensinar noções de prevenção a estudantes de Olinda‏

Alunos do 6º do Ensino Fundamental da Escola Estadual Monsenhor Arruda Câmara (EMAC)
(Av. Nacional, 345, Peixinhos), em Olinda, irão experimentar uma aula diferente nesta quinta-feira (14). Eles receberão noções de Defesa Civil, como preservação ambiental e prevenção de desastres. A dinâmica será das 9h às 11h e faz parte do programa do Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC), promovido pela Secretaria da Casa Militar, através da Codecipe, que coordenadores e agentes de Defesa Civil dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife estão fazendo, esta semana, no Recife. O objetivo é mostrar aos municípios como elaborar campanhas educativas com a população.

De acordo com o Capitão bombeiro Wladimir De Paula, que ministra esse módulo do curso, a aula usará como recurso a apresentação do Cordel, “Toda Cidade Nasce de um Rio”, com texto  de autoria dele e ilustração de Marcus Asbarr.  Os versos falam da importância do rio e da necessidade da população preservá-lo. A dinâmica da aula com as crianças, que estão na faixa etária de 10 a 12 anos, é apresentar o cordel, através de um teatro,  e pedir que os estudantes interpretem a estória através de desenhos. A escola é integrada ao Programa Governo Presente está localizada numa área que sofre com alagamentos no inverno.

Os agentes de Defesa Civil que estão fazendo o curso atuarão como facilitadores. “Vamos nos reportar às enchentes de 2010 para mostrar que ações simples como não jogar lixo nos rios, limpar as margens e não construir moradias em áreas de preservação ambiental, podem evitar novos desastres”, comenta De Paula.

Para o Secretário da Casa Militar, Mário Cavalcanti a ação é importante porque envolve a comunidade e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes. “Desenvolver um trabalho específico com crianças e adolescentes é um objetivo antigo nosso porque são mais receptivos à novas atitudes. Eles têm um poder de absorção grande e multiplicam a informação para a família e amigos com mais facilidade”, explica.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil do Estado, o Ten. Cel. Cássio Sinomar, “A preparação é de grande importância para que a Defesa Civil de cada município saiba conscientizar a população sobre os riscos que existem em determinadas áreas, e como agir em situações adversas”.

Nenhum comentário: