terça-feira, 19 de março de 2013

Secretaria Nacional de Defesa Civil realiza capacitação em Pernambuco

Coordenadores e agentes de Defesa Civil de 25 municípios pernambucanos foram convidados a participarem, a partir desta terça-feira (19/03), de uma Oficina de Preparação para Desastres promovida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. A capacitação será realizada no Centro de Formação dos Servidores do Estado de Pernambuco (CEFOSPE), localizado na Rua Tabira s/n - Boa Vista, Recife. As cidades foram escolhidas entre os 20 municípios com maior incidência de desastre no Estado de Pernambuco e mais cinco que vem sendo monitoradas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Codecipe) e necessitam realizar ações de prevenção para minimizar o risco de ocorrência de possíveis desastres.

O Recife foi escolhido para sediar a Oficina considerando a concentração populacional e a estrutura da Defesa Civil Municipal que é referência a ser seguida por outras cidades.

O objetivo é proporcionar aos participantes o conhecimento do funcionamento do Sistema de Proteção e Defesa Civil, além da troca de experiências e interação com os integrantes do Sistema nos níveis Municipal, Estadual e Nacional. A ideia é que os participantes aprendam a elaborar planos de contingência em municípios com maior incidência de desastres. A mesma oficina esta sendo realizada em nove estados da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe).

A capacitação tem uma parte teórica onde serão abordados temas como Legislação, Mapeamento de Áreas de Risco, Sistema de Monitoramento, Decretação de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública e Cartão de Pagamento de Defesa Civil. Na parte prática, eles vivenciarão um exercício simulado de prevenção de desastre.
Uma das principais atribuições da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) é conhecer e identificar os riscos de desastres no município. A partir deste conhecimento é possível que o município possa estar preparado para enfrentá-los, elaborando planos específicos que estabelecem o que deve ser feito, quem deve fazer, como deve fazer, e quando deve ser feito. No período de normalidade a COMPDEC  deve se preparar para atuar, de forma eficaz, visando às ações de prevenção e preparação, reduzindo a incidência dos desastres, ou minimizando seus efeitos e preparando os órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil e a comunidade, para uma resposta adequada aos desastres, o que pode minimizar os danos humanos e materiais.

Nenhum comentário: