quarta-feira, 6 de março de 2013

Estudantes de Goiana terão noções de Defesa Civil através de Cordel

A aula faz parte do programa do Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil promovido pela Secretaria da Casa Militar, através da Codecipe, para coordenadores e agentes de Defesa Civil de 25 municípios da Mata Norte.

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Dr. Manoel Borba (Praça Frei Caneca, s/nº, próximo à Saboeira, ao lado do Convento do Carmo), Goiana, irão experimentar uma aula diferente nesta quinta-feira (07). Eles receberão noções de Defesa Civil, como preservação ambiental e prevenção de desastres. A aula será das 9h30 às 11h e faz parte do programa do Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC), promovido pela Secretaria da Casa Militar, através da Codecipe, que coordenadores e agentes de Defesa Civil de 25 municípios da Zona da Mata Norte estão fazendo, esta semana, na Agência de Desenvolvimento de Goiana. O objetivo é mostrar aos municípios como elaborar campanhas educativas com a população.

De acordo com o Capitão bombeiro Wladimir De Paula, que ministra esse módulo do curso, a aula usará como recurso a apresentação do Cordel, “Toda Cidade Nasce de um Rio”, com texto  de autoria dele e ilustração de Marcus Asbarr.  Os versos falam da importância do rio e da necessidade da população preservá-lo. A dinâmica da aula com as crianças, que estão na faixa etária de ??? anos, é apresentar o cordel e pedir que os estudantes interpretem a estória através de desenhos. Os agentes de Defesa Civil que estão fazendo o curso atuarão como facilitadores. “Vamos nos reportar às enchentes de 2010 para mostrar que ações simples como não jogar lixo nos rios, limpar as margens e não construir moradias em áreas de preservação ambiental, podem evitar novos desastres”, comenta De Paula.

Para o Secretário da Casa Militar, Mário Cavalcanti a ação é importante porque envolve a comunidade e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes. “Desenvolver um trabalho específico com crianças e adolescentes é um objetivo antigo nosso porque são mais receptivos à novas atitudes. Eles têm um poder de absorção grande e multiplicam a informação para a família e amigos com mais facilidade”, explica.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil do Estado, o Ten. Cel. Cássio Sinomar, “A preparação é de grande importância para que a Defesa Civil de cada município saiba conscientizar a população sobre os riscos que existem em determinadas áreas, e como agir em situações adversas”.

TRECHO DO CORDEL “Toda Cidade Nasce de um Rio”

Existe gente reclamando
Pois quando o rio se revolta
Transborda e sai levando
Tudo que existe em sua volta
Quem pensou junto comigo
Minha amiga ou meu amigo
De maneira clara e rasa
Facilmente concluiu
Que a casa invadiu o rio
E não o rio invadiu a casa

Nenhum comentário: