terça-feira, 12 de março de 2013

Governo capacita agentes de Defesa Civil do Recife e RM para prevenir desastres

Coordenadores e Agentes de Defesa Civil do Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e demais municípios da Região Metropolitana do Recife participam, a partir desta terça-feira, dia 12, do Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC), promovido pela Secretaria da Casa Militar, através da Codecipe (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Pernambuco).   Até o dia 14, os participantes irão receber orientações básicas a respeito das ações de Defesa Civil. O objetivo é prevenir os desastres, e minimizar as causas e efeitos dos eventos adversos. A abertura do curso acontece logo mais às 8h30, no auditório da Coordenadoria Administrativa da Secretaria da Casa Militar (Av. Cruz Cabugá, 1357, Santo Amaro).

No programa constam aspectos teóricos e práticos acerca da Defesa Civil como o histórico, atribuições nas diferentes esferas de governo, de acordo com a legislação vigente, sobre como funciona a política nacional, conceitos, manuais e as diferentes fases de atuação ligadas ao trabalho a ser desenvolvido em situações de desastres e calamidades.  Além dos municípios da RMR, a Casa Militar está fazendo um novo convite aos coordenadores de Defesa Civil da Mata Sul e Norte que não puderam participar dos cursos realizados nas últimas semanas em Palmares e Goiana, respectivamente. A Secretaria da Casa Militar programou sete cursos desse tipo, um para cada região, abrangendo todos os 184 municípios. Em abril, será ministrado em dois módulos, para os municípios do Agreste. Depois haverá mais dois para o Sertão. 

Desde as enchentes ocorridas em 2010, até o final de 2012, o Governo do Estado já capacitou mais de 700 agentes de Defesa Civil de diversos municípios. Neste curso estão convidados coordenadores e agentes municipais de Defesa Civil dos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Paulista, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Moreno e São Lourenço da Mata.

Nenhum comentário: