sexta-feira, 15 de março de 2013

Área com risco de deslizamento de barreira terá simulado da Defesa Civil‏

O bairro de Águas Compridas, em Olinda, será o cenário do exercício simulado que a Secretaria da Casa Militar (Camil), através da Codecipe (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), realiza nesta sexta-feira (15 de março). O evento encerra o Curso de Operações em Proteção e Defesa Civil (COPDC), que aconteceu esta semana com a participação de agentes de Defesa Civil de 14 municípios da Região Metropolitana do Recife. O Simulado de Preparação para Desastres será às 9h, na Rua 6 de janeiro.

A ideia é simular uma evacuação retirando os moradores daquela área para um ponto de encontro seguro, após o alerta que a Defesa Civil do município e lideranças comunitárias darão através de apitos. O alerta será o sinal para que os moradores saiam com urgência de suas casas.  Segundo o Cap. BM Pablo, que ministra o curso, o local foi escolhido porque é uma área de que apresenta risco de deslizamento de barreira.

“Estamos entrando na quadra chuvosa (meses de chuva) da Zona da Mata e RMR, por isso estamos reforçando as ações de prevenção, É importante estar atento e articulado com os municípios”, explica o secretário da Casa Militar, Cel. Mário Cavalcanti.

No local residem cerca de 500 famílias, aproximadamente 2.500 pessoas. A simulação promoverá a remoção de 50 famílias da área considerada de risco e fará o resgate de uma vítima, para demonstração de primeiros socorros.  Segundo o coordenador da Codecipe, Tenente-Coronel, Cassio Sinomar  “A simulação é um trabalho de prevenção  importantíssimo porque os técnicos terão a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos no curso. Além disso, a população começa o processo de transformação cultural necessário, recebendo orientação para observar os alertas e a sair imediatamente de suas moradias para um local seguro”.

Além de envolver os agentes de Defesa Civil participantes do COPDC e a população da área, a simulação terá a participação de policiais militares, membros da Guarda Civil Municipal, SAMU, do Departamento Municipal de Trânsito e de outros órgãos.

Nenhum comentário: