sexta-feira, 22 de março de 2013

Técnicos da Defesa Civil simulam evacuação em área de risco no Recife

Uma Força Tarefa que reúne técnicos da Secretaria da Casa Militar, através da  Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco – Codecipe, da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Ministério da Integração), da Coordenadoria Municipal do Recife – Codecir, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Cruz Vermelha realizará uma simulação sobre como a população deve proceder em caso de desastre. O evento será no sábado, 23 de março, a partir das 8h30, na Rua e Travessa Professor Mário Neves Baptista e na Rua Soldado Virgílio Lúcio, Lagoa Encantada, UR- 4 – IBURA.

Na área residem cerca de 180 famílias. Destas, 60 foram cadastradas e convidadas a participarem do simulado. A ideia é simular uma evacuação retirando os moradores daquela área para local seguro, após a emissão de ALERTA, via SMS, que informará sobre a previsão de chuvas fortes e solicitará que os moradores deixem com urgência suas moradias.  A pretensa evacuação mobilizará as famílias e promoverá a remoção da área considerada de risco de deslizamento de barreiras. 

Além de envolver os técnicos e a população da área, a simulação terá como convidados representantes dos 25 municípios que participaram da Oficina de Preparação para Desastres promovida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Codecipe. A simulação é uma espécie de aula prática desta oficina que integra o Plano de Ação e Preparação para Desastres na Região Nordeste.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

20 municípios com maior incidência de desastre em Pernambuco: Abreu e Lima, Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Catende, Cortês, Escada, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Quipapá, Recife, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão.

Municípios que estão sendo monitorados pela CODECIPE e precisam desenvolver ações de prevenção e preparação: Belém de Maria, Goiana, Maraial, Primavera e Ribeirão.

SIMULAÇÃO DE EVACUAÇÃO EM ÁREA DE RISCO
23 de março - 9h
Local: Rua e Travessa Professor Mário Neves Baptista e na Rua Soldado Virgílio Lúcio, Lagoa Encantada, UR- 4 – IBURA
Risco: deslizamento de barreiras
População Local: 180 famílias, aproximadamente 720 pessoas
População Participante: 60 famílias, aproximadamente 240 pessoas
Previsão de remoção: 240 pessoas
Ponto de encontro/local seguro: Rua e Travessa Professor Mário Neves Baptista

Nenhum comentário: