domingo, 24 de março de 2013

Eduardo diz que pedalar vai virar mania do povo do Recife‏

“Esse passeio vai cair no gosto do povo recifense”. Afirmação é do governador Eduardo Campos, depois de testar e aprovar a Ciclofaixa Móvel de Turismo e Lazer, projeto da Prefeitura do Recife lançado na manhã deste domingo ensolarado (24/03). Acompanhado da primeira-dama, Renata Campos, e dos filhos João e José, o governador se juntou ao prefeito Geraldo Julio e sua família para percorrer trechos das Rotas Norte e Sul. No total, as duas rotas somam 25,5 quilômetros e envolvem 19 ruas e avenidas, além de 11 bairros.

"Um passeio como esse mostra claramente que existe outra forma para as pessoas irem e virem, além do uso do carro. O projeto tem um valor intangível, que é da consolidar a cultura de usar o modal da bicicleta", destacou o governador, ao lembrar que o Governo do Estado vai implantar cerca de 100 quilômetros de ciclovias definitivas até 2014 em vias importantes como as avenidas Agamenon Magalhães e Caxangá, além da PE-15. “E aí as pessoas vão usar a bicicleta não só aos domingos, mas também nos outros dias da semana", comemorou.

O percurso teve início no Parque da Jaqueira, cruzou ruas e avenidas importantes como a Agamenon Magalhães até chegar ao coração do Recife, a praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. Depois de uma rápida parada para aproveitar a bela vista do Recife Antigo, o grupo capitaneado por Eduardo e Geraldo cruzou o Rio Capibaribe de barco até o Parque das Esculturas. De lá, seguiram pela Rota Sul da Ciclofaixa móvel passando por bairros como Brasilia Teimosa e Pina, retornando ao Marco Zero.

Devidamente equipado com os itens de segurança recomendados aos ciclistas, Eduardo também destacou o caráter educativo do projeto. "Esse espaço é um aviso para o motorista respeitar a bicicleta e para o ciclista respeitar a regras de segurança, para que a gente possa fazer tudo isso com respeito à vida sem colocar o ciclista numa situação de risco", cravou. A Ciclofaixa móvel vai funcionar sempre aos domingos e feriados, das 7h às 16h. Quatro mil cones serão utilizados para separar a faixa dos ciclistas da dos veículos.

Outro ponto favorável do projeto apontado pelo governador é o ambiente de encontro proporcionado às famílias recifenses. "Tive a alegria de ver pais com seus filhos aproveitando a Cidade. A ciclovia vai abrindo essa possibilidade de descobrir a cidade para muitos irem em lugares que jamais foram antes, e que agora vão de bicicleta. É lazer, é saúde, é esporte. Fiquei muito feliz em fazer o percurso”, afirmou Eduardo.

Igualmente satisfeito com o projeto, o prefeito Geraldo Julio destacou que a Ciclofaixa “é um elemento de lazer para as famílias da Cidade, mas também um elemento de turismo e educação para educar tanto quem está usando carro para ter uma convivência melhor, com mais segurança”.
 
À tarde, o governador volta ao Marco Zero ao lado do prefeito Geraldo Julio para participar do lançamento do projeto-piloto "Recife Antigo de Coração”, que tem por objetivo transformar o Bairro do Recife em um grande parque, oferecendo atividades culturais e socioeducativas para a população.

Nenhum comentário: