sexta-feira, 22 de março de 2013

Livro sobre artesanato pernambucano enriquece acervo de bibliotecas do Estado‏

O governador Eduardo Campos e a primeira dama, Renata Campos, participaram do lançamento do livro “Nova fase da lua: escultores populares de Pernambuco”, nesta sexta-feira (22/03), no Centro de Artesanato, Bairro do Recife. A obra traz a história de 85 artesãos do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana, e é uma iniciativa da Construtora OAS.
 
Para Eduardo, "sem a liga da identidade cultural, não há projeto que dê certo”. O governador destacou o papel do artesanato como atividade econômica em meio à grave seca que assola o semiárido nordestino. “Nós, que queremos construir um Pernambuco sem as marcas da desigualdade, precisamos respeitar a cena cultural. O artesanato, inclusive, tem tido um papel fundamental nesse tempo de estiagem para muitas comunidades”, disse.
 
Durante o evento de lançamento, Eduardo Campos recebeu, em nome do Governo de Pernambuco, 500 exemplares do livro, que serão distribuídos nas bibliotecas públicas estaduais. Escrita por Flávia Santos, Rogério Luz e Pedro Belchior, a publicação tem 235 páginas e será vendida no Centro de Artesanato. “É um manancial para todos nós, artistas da terra, que nos dá a possibilidade de interagir e conhecer mais as obras, a arte, uns dos outros”, ressaltou o artesão Ivo Deodato.
 
“Muitos alunos de Pernambuco terão acesso à história da arte popular pernambucana. É muito importante que estudantes do Sertão saibam que ali, próximo ao seu município, tem gente de grande qualidade que faz arte, gente reconhecida mundo afora. E agora temos um belo livro para os que nos visitam, com a arte feita no Sertão, Agreste, Zona da Mata e Grande Recife, de muita qualidade e muita expressão”, afirmou Eduardo.

Nenhum comentário: