sábado, 24 de maio de 2014

Livro do jornalista Evaldo Costa homenageia vultos históricos

De acordo com projeto nacional de memória e verdade sobre as lutas camponesas no Brasil, a Fundação João Mangueira, sob a coordenação do jornalista Evaldo Costa, militante e ativista dos direitos humanos, editou o livro Palavra acesa. Memórias da luta camponesa no qual são homenageados e tomados depoimentos, de vinte e cinco personalidades que vivenciaram e vivenciam, as lutas camponesas, destacando-se entre eles, Gregório Bezerra, Francisco Julião, Agassiz Almeida, Elizabeth Teixeira e Assis Lemos.

Programação foi organizada para o lançamento da obra em diversas cidades do país. Ontem, dia 21 de maio, ocorreu o evento do lançamento no auditório do Hotel Tambaú, João Pessoa, presidido pelo escritor e autor do livro Evaldo Costa, que contou com as presenças dos

governadores Eduardo Campos e Ricardo Coutinho. Abrindo a solenidade o governador Ricardo Coutinho ressaltou a importância deste livro como um resgate histórico das lutas camponesas lideradas por vultos da dimensão de um Gregório Bezerra, Agassiz Almeida, Francisco Julião, Elizabeth Teixeira e Assis Lemos. Estes lideres me apontaram caminhos que no exercício do meu governo procuro trilhar, como o projeto de reforma agrária que estamos executando em Alagamar, Itabaiana. O governo voltado para os interesses coletivos deve ouvir e atender as aspirações dos homens do campo. São eles que trazem alimento para a mesa dos brasileiros.

Encerrando, destacou o presidenciável Eduardo Campos. A implantação de uma autentica reforma agrária deve se ajustar a um processo de total apoio ao homem do campo, desde a posse da terra até boas condições de trabalho para fazê-la produtiva.

O livro Memórias da luta Camponesa de Evaldo Costa, além de colher o depoimento de personalidades que abraçaram as lutas camponesas, homenageou vultos da nossa história recente, como Gregório Bezerra, Agassiz Almeida, Assis Lemos, Elizabeth Teixeira e Francisco Julião.

Nenhum comentário: