quinta-feira, 29 de maio de 2014

Projeto São Francisco - Mauriti (CE) recebe pela primeira vez a Comunicação Itinerante

Os moradores do município cearense poderão esclarecer suas dúvidas sobre o maior empreendimento hídrico do país
Brasília, 29/05/14 – Pela primeira vez, os moradores de Mauriti (CE) recebem nessa sexta-feira (30) a ação Comunicação Itinerante, que faz parte do projeto de Integração do rio São Francisco e leva informações sobre o andamento das obras e das ações ambientais do Projeto. A atividade será realizada das 8h às 16h no Centro da cidade, em frente à Igreja Matriz. A ação é gratuita e todos os moradores da cidade podem participar. A cidade fica localizada na Meta 3N (Eixo Norte da obra).
Esta é a segunda vez que os municípios da zona urbana recebem a Comunicação Itinerante. Nesse segundo ciclo da ação, as cidades de Cabrobó (PE), Verdejante (PE) e Jati (CE) já participaram da ação. No primeiro, 16 municípios foram contemplados e até o mês de agosto, todas as cidades que são impactadas pelo empreendimento hídrico serão contempladas com a atividade. O projeto também leva à população informações de caráter socioeducacional e promove palestras sobre a conservação da água.
O Projeto de Comunicação Itinerante faz parte da ação de Comunicação Social do Projeto de Integração, que constitui um dos 38 Programas Básicos Ambientais (PBA) que estão em implantação paralelamente a execução das obras São Francisco. O Ministério da Integração Nacional também tem implantado três Centros de Referência em Comunicação Social (CRCS), em pontos estratégicos do semiárido: Brejo Santo (CE), Salgueiro (PE) e Custódia (PE). Os Centros são espaços abertos para visitação do público interessado no Projeto. Desde 2009, os centros já receberam mais de 13 mil pessoas.
O Projeto São Francisco levará água a mais de 12 milhões de nordestinos dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.  Ao todo, 390 municípios serão beneficiados pela obra. Para dar celeridade à conclusão do empreendimento, alguns trechos contam com operários trabalhando 24 horas por dia. Mais de 10,3 mil trabalhadores atuam no projeto, sendo que 3.385 máquinas estão em operação. Toda a obra será concluída no ano de 2015.

Nenhum comentário: