segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Arcoverde: Ações do Prefeitura nos Bairros ainda repercutem no São Geraldo

As atividades do Programa Prefeitura nos Bairros geraram ótimos números. A Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente asfaltou as ruas Martins Junior, Félix Amaro (Pátio da Igreja do São Geraldo) e a João Gonçalves, totalizando 4.628,17 m². A pedido dos moradores houve a recomposição do calçamento de 372 m² de ruas; 80 m² de galerias; a retirada 145 m³ de metralhas e 18 m³ de entulhos; além da recuperação da Praça da Igreja do São Geraldo, com a substituição e pintura dos bancos e jardineiras, 7.033m de capinação e pinturas do meio fio e a varrição de 12 mil m² de ruas. Além da podação de árvores em geral e a substituição de lâmpadas nos postes das praças. A Secretaria de Agricultura plantou 182 mudas, beneficiando 139 pessoas.

A equipe da Arcotrans ainda está concluindo as ações desenvolvidas do Programa Prefeitura nos Bairros. A proposta é implantar sete placas de regulamentação e advertência; implantar cinco lombadas e sinalizar todas as outras do São Geraldo; e pintar de amarelo 935m de meio fio.

A Secretaria de Saúde emitiu 249 cartões do SUS; realizou 61 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C; 20 pacientes foram atendidos pelo mastologista; 12 mulheres fizeram exames de pré-natal de alto risco; 14 fizeram exames citológicos e 25, ultrassom. Vinte homens foram atendidos pelo urologista. A equipe de vigilância em saúde fez 11 atendimentos de sintomáticos e palestras sobre Hanseníase para 35 pessoas. Foram realizadas 34 castrações em gatos e cachorros.

Na Escola Antônio Japiassu teve palestra com psicóloga onde 240 alunos participaram; 413 fizeram a Avaliação Antropométrica, 62 participaram de palestra com dentista; 60 fizeram exame de acuidade visual; 48 alunos da Escola Freire Filho assistiram a palestra sobre DST e mais 70 estudantes, foram a palestra sobre álcool e outras drogas. Além disso, 25 idosos participaram de atividades educativas com a orientação de fisioterapeutas, nutricionistas e educadoras físicas no Salão Paroquial da Igreja do São Geraldo. Foram feitas 45 coletas para exames laboratoriais.

Onze pessoas procuraram orientação jurídica sobre usucapião, divórcio pensão alimentícia, aposentadoria e guarda de menores. Mais 31 moradores pediram informações sobre licença prêmio, aposentadoria, férias, tempo de serviço e outros, sendo atendidos pela Secretaria de Administração.

A Secretaria de Assistência Social atendeu a 1.103 pessoas, incluindo o balcão de serviços do Cras, Matriciamento, oficinas de manicure, de brinquedos de sucata, visitas domiciliares e o Balcão de Serviços do Cadastro Único. Este número de atendimento significa 32% a mais na quantidade de usuários alcançados, se comparados com a primeira edição do Prefeitura nos Bairros, na Cohab I.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico fez oito atendimentos na Sala do Empreendedor itinerante; mais quatro atendimentos da carteira do livre acesso; fez o cadastro de atividades econômicas de 59 empresas, 20 mercadinhos, nove bares, quatro panificadoras, sete lojas de confecção e artesanato, duas lojas de material de construção, cinco salões de beleza, três lanchonetes, duas quitandas e sete outras variadas. No cômputo geral verificou-se que 114 empregos são gerados nestas empresas. Além disso, a Secretaria veiculou spots de incentivo ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, uma iniciativa do Sebrae.

O encerramento do Programa ficou a cargo da Secretaria de Educação e Cultura, com o apoio da Secretaria de Turismo. O evento contou com a apoteose dos bois Milagroso, Lulu e Arco de Ouro e do Urso Pé de Lã e com a apresentação de grupos de coco, carimbó e forró formados por alunos da Escola Freire Filho.

Fotos: Israel Leão

Nenhum comentário: