quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Projeto São Francisco: Museu de Fauna da Caatinga promove educação ambiental‏

Localizada em Petrolina (PE), instituição abriga coleção de fauna e recebe estudantes, acadêmicos e visitantes do Brasil e do exterior.



Recife-PE, 24/9/2015 – O veado catingueiro parece assustado, os felinos estão de pé com olhar altivo, as aves de rapina descansam nos galhos das árvores e as cobras aparentam deslizar entre cactos. Há também insetos, anfíbios e peixes. Os 30 exemplares de animais do Museu de Fauna da Caatinga – submetidos ao processo de taxidermia, empalhamento que conserva características naturais das espécies – formam uma rica coleção que representa a fauna do bioma do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Inaugurado em 2012 e localizado no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE), o museu se consolida como uma instituição moderna e integrada à sociedade. Recebeu 7,3 mil de pessoas até agosto de 2015, entre grupos de estudantes, turmas de professores, pesquisadores e turistas, inclusive de países como Alemanha, França, Canadá, Estados Unidos, México e Taiwan. Mais de 180 escolas da cidade pernambucana, da vizinha Juazeiro (BA) e de outros municípios organizaram visitas agendadas ao local.

Construído com recursos do Projeto São Francisco, o Museu de Fauna da Caatinga é o braço de educação ambiental do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) da Univasf – centro faz parte do legado do Projeto São Francisco para a comunidade científica e a para a sociedade. Essa integração pode ser conferida pelos visitantes da instituição, em painéis sensíveis ao toque que mostram diferentes trechos do projeto (em Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e os animais encontrados em cada local.

A presença do museu no cenário educacional da região vai além das visitas. Estudantes utilizam as instalações do espaço para apresentações e a comunidade acadêmica organiza palestras e lançamento de livros no local.

Modelo itinerante

O Museu de Fauna da Caatinga possui também um modelo itinerante, utilizado em feiras de ciências e outros eventos em cidades sertanejas distantes de Petrolina. Espécies da fauna, um telão para palestras e exemplares dos livros editados pelo Cemafauna compõem o aparato móvel da instituição.

Neste mês, por exemplo, o museu participou da feira de ciências de uma escola púbica em Sobradinho (BA). Professores e estagiários do Cemafauna mostraram a riqueza do bioma para cerca 500 professores e estudantes. A principal atração foi uma cobra salamandra viva.

Reconhecimento

Desde junho deste ano, o Museu de Fauna da Caatinga faz parte do cadastro nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, que tem mais de 3 mil instituições museológicas registradas. Além disso, o espaço se relaciona com instituições similares. Em julho, doou um papagaio empalhado para o Museu Pai Chico, em Afrânio (PE), em galeria que retrata ambiente comum aos sertanejos nordestinos.

Interessados em levar uma lembrança do museu podem comprar, no local, objetos com a marca do Cemafauna. Estão à venda canecas e chaveiros com imagens de animais e camisas, bonés e bolsas com a logomarca do centro. Livros sobre a fauna da Caatinga completam o cardápio à disposição dos visitantes.

Nenhum comentário: