sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Caprinocultura: Mulheres de Paranatama geram renda com projeto inovador

Em busca de novas alternativas econômicas, a Associação Comunitária Mulheres de Paranatama Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - comunidade do Sítio Laginha, situada na zona rural do município - encontrou na Caprinocultura uma nova possibilidade de geração de renda. Uma iniciativa de caráter inovador na região e que vem contabilizando resultados econômicos e sociais. O município de Paranatama, localizado no Agreste Meridional de Pernambuco, tem como principais atividades econômicas, a bovinocultura de leite e o cultivo de feijão, milho e mandioca.

Contando com a orientação e financiamento do ProRural, na elaboração de uma projeto produtivo de caprinocultura de leite, em 2009 foi iniciado um trabalho de organização para produção leiteira do rebanho caprino daquela comunidade. Com investimentos da ordem de R$ 150.389,30, o ProRural viabilizou a aquisição de 105 matrizes leiteiras da raça Saanen, 01 conjunto para inseminação artificial, 01 tanque resfriador de leite de 500 litros, a construção de 21 apriscos e a construção de um prédio destinado ao resfriador e a agroindústria de queijo.

Atualmente, estão envolvidas neste projeto 21 famílias. Com o projeto, cada grupo familiar recebeu 05 matrizes e 01 aprisco. A participação da mão de obra familiar acontece nas etapas do manejo do rebanho - desde o manejo sanitário até o processo de ordenha das cabras - e na produção do leite e seus derivados.

O manejo do rebanho é de responsabilidade de cada família, quando é feito o arraçoamento, a alimentação e a ordenha das cabras. Havendo uma divisão de trabalho entre homens e mulheres, ficando os homens responsáveis pela ordenha, alimentação e cuidados gerais com o rebanho, enquanto que as mulheres são responsáveis pelo processamento do leite e pela gestão do empreendimento.

Com a intenção de melhorar geneticamente e padronizar o rebanho, as famílias tem à disposição um conjunto de equipamentos para realizar a inseminação artificial, isto permitirá melhor qualidade do leite e aumento na produção para atender às demandas do mercado consumidor do alimento e seus derivados. A assessoria técnica é feita por técnicos da própria comunidade, são jovens com formação técnica em agropecuária, filhos e filhas das mulheres sócias, também existe uma médica veterinária e um agricultor prático em manejo sanitário do rebanho.

Comercialização - Atualmente a associação comercializa o leite in natura e o queijo de coalho. Os principais clientes são as famílias de comunidades vizinhas, que tem preferência pelo leite in natura, e professores da faculdade e alguns setores da sociedade de Garanhuns, que tem consumido com maior freqüência o queijo de coalho. Outro cliente importante é o Governo Federal, que faz a compra direta através do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar - PAA. Atualmente a produção não atende à demanda de consumo. Com a construção do espaço onde deverá ser instalada a câmara fria, a associação espera que possa melhorar a qualidade do atendimento ao mercado e garantir a regularidade nas entregas.

As famílias que estão envolvidas nesta atividade econômica consomem tanto o leite quanto o queijo, como forma de garantir a qualidade na alimentação de seus membros, principalmente crianças e jovens. Melhorando assim a segurança alimentar destas famílias, considerando que o leite de cabra é comprovadamente uma excelente fonte de proteína e cálcio.

No médio prazo a associação já planeja a construção de uma pequena agroindústria para a fabricação do leite de cabra achocolatado e melhor padronização do queijo de coalho, para atender ao mercado institucional, através do PNAE. 

Os resultados econômicos têm sido favoráveis para este conjunto de famílias, principalmente as mulheres, que estão mais à frente das atividades produtivas e de comercialização. Hoje em dia, a associação contabiliza um produção mensal de 2.250 litros de leite e 50 quilos de queijo, o que equivale a uma receita de R$ 4 mil/mês.

A maior renda é proveniente da venda do leite in natura, que atende a uma diversidade maior de consumidores. No somatório das duas atividades as famílias conseguem arrecadar um volume de mais de cinqüenta mil reais anualmente. É Importante destacar que estes valores são referentes ao primeiro ano da atividade econômica. Um fator que tem animado a associação é a boa aceitação do leite de cabra e recomendação médica, um dos fatores que tem impulsionado as vendas é o fato de que a produção é toda de origem familiar, de boa procedência e que atende às orientações de manejo adequado do rebanho e dos produtos fabricados.



Nenhum comentário: