quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Eduardo reúne-se com equipe para iniciar novo ciclo de monitoramento

A abertura de um novo ciclo de monitoramento de ações de governo, integradas no modelo de gestão Todos por Pernambuco, ocupou a agenda do governador Eduardo Campos durante todo o dia desta terça-feira (24/08) e prosseguirá no centro das atenções até o final da semana.
Na sala de situação da Secretaria de Planejamento e Gestão, o governador e seus auxiliares estão analisando, uma a uma, as metas que compõem o novo Mapa da Estratégia, definido a partir das demandas apresentadas pela população nos seminários do Todos por Pernambuco, realizados nas 12 regiões de desenvolvimento do Estado.

“A pactuação das metas e prazos é uma etapa fundamental para que todo o governo participe ativamente da realização das ações de forma sinérgica, unificada, harmônica. É como dizemos: todos trabalhando numa mesma direção”, explica o governador.

A implantação do novo ciclo de monitoramento começou na segunda-feira e prosseguirá durante todo o decorrer da semana. Serão debatidas e pactuadas as metas elencadas nos 12 objetivos do novo Mapa da Estratégia.

Estruturado em três eixos –estado do fazer, nova economia e qualidade de vida –, o Mapa elenca ações que vão desde a promoção do desenvolvimento à melhoria da habitabilidade e da mobilidade, passando pela saúde, a segurança e a educação.

“Não há nada de novo. Estamos trabalhando da mesma forma que fizemos nos primeiros quatro anos, quando conseguimos multiplicar por quatro a capacidade de investimento do estado e consolidamos importantes avanços na qualidade de vida dos pernambucanos. É um modelo que foi reconhecido pela população e que é apontado como bem sucedido no Brasil inteiro”, comentou.

No monitoramento, tanto quanto na ação do governo, a palavra de ordem é foco. O processo é levado tão a sério que as reuniões não são interrompidas nem mesmo no horário do almoço, que é servido na própria sala de reunião e consumido em meio ao trabalho.

A sala onde são realizadas as reuniões é dotada de todos meios técnicos e tecnológicos para dar oportunidade ao exame aprofundado dos temas e à definição de prazos e condições para a realização das tarefas. Três telões exibem o mapa das ações, imagens, em vídeo ou fotografia, das ações em discussão e a ata onde são listados os encaminhamentos a serem executados pelos participantes.

A mesa, em formato de “U”,coloca no mesmo ambiente as áreas fim – secretarias como saúde, educação, defesa social etc – e as áreas meio – fazenda, planejamento, procuradoria – permitindo que todas as dúvidas sejam tiradas na hora e todas as providências definidas e pactuadas por todas que terão necessidade de contribuir para que a ação em questão seja executada.

Concluindo o processo de pactuação do novo mapa da estratégia, as reuniões ganham regularidade mensal. A cada cinco semanas – sempre as segundas e terças-feiras – cada meta e cada objetivo estratégico é submetido ao crivo do governador e avaliado se está verde, ou seja, dentro do prazo pactuado, amarelo, que é quando há risco de atrasar – ou vermelho, situações em que são adotadas as providências para corrigir eventuais problemas.


Nenhum comentário: