quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ProRural lança programa para melhorar renda de agricultores em 30 territórios produtivos

Para beneficiar produtores de território produtivo formado por 11 municípios do Agreste Meridional, responsáveis por uma produção de 65 mil toneladas/ano do feijão, será lançado nesta quinta-feira (18-08), 9h, no município de Lajedo, o Plano Territorial da Rede Produtiva do Feijão. Serão atendidos os municípios de Angelim, Calçado, Canhotinho, Ibirajuba, Jupi, Jucati, Jurema, Garanhuns, Lajedo, São Bento do Uma e São João. O Plano será estendido para 30 territórios em diversas cadeias produtivas.

O lançamento será feito pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, pelo secretário Executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos, e secretário Executivo de Programas Especiais e Tecnologia Rural, o gerente do ProRural, José Patriota. Também estarão presentes prefeitos da região que terão a oportunidade de assistir à apresentação do projeto juntos a organizações produtivas e aos parceiros institucionais envolvidos com a cadeia do feijão. A reunião acontece a partir das 8 horas, na Casa de Recepção Resplendor – Rua Major Capitu, 311- próximo aos Correios, no Centro de Lajedo.

Com a proposta de alavancar o desenvolvimento das redes produtivas, com foco no apoio a agricultura familiar, o programa Planos Territoriais das Redes Produtivas será executado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural. A iniciativa visa melhorar o nível de produção e renda de agricultores familiares com a integração dos agentes envolvidos no processo produtivo - associações, cooperativas, universidades, governos, instituições financeiras, fornecedores, compradores, dentre outros.

Um conjunto integrado de ações organizadas pelo ProRural vai construir 30 Planos Territoriais de Redes Produtivas no Estado, nas áreas de Grãos, Caprinovinocultura, Apicultura e Meliponicultura, Piscicultura, Pesca, Mandiocultura, Inhamecultura, Fruticultura, Bovinocultura, Hortaliças Agroecológica e Turismo Rural , envolvendo produtores de todas as regiões de desenvolvimento do Estado.

Com atenção à inclusão da agricultura familiar e das pequenas indústrias, o programa atuará na promoção de políticas públicas envolvendo organizações associativas que empreendem coletivamente uma atividade econômica predominante em cada região. "O Governo vai promover, por meio de atividades específicas, as capacidades e as oportunidades para que os diferentes representantes de uma cadeia produtiva possam estabelecer relações comerciais que gerem benefícios para os envolvidos", explica José Patriota.

De acordo com Patriota, construir planos de investimento territoriais, considerando a integral participação dos agentes locais, busca-se a interiorização do desenvolvimento de forma regionalizada. “É uma iniciativa estratégica para o fortalecimento das cadeias produtivas, promoção da inclusão social e do enfrentamento à pobreza rural”, esclarece.

A metodologia para a busca dos incentivos consta primeiro de um diagnóstico do setor de produção, tendências comerciais, seguido de um trabalho para definir necessidades e incentivos demandados pelos produtores. Por último, é elaborado um plano de negócios para monitorar, apoiar e assegurar os objetivos estabelecidos para cada cadeia produtiva.

Nenhum comentário: