quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Eduardo: nova classe média será uma grande fiscal do serviço público

“Enfrentei muito preconceito, chamaram-me de neoliberal, mas viram que estavam errados. As ferramentas de gestão que implantamos estão ajudando os mais pobres, aqueles que mais precisam do Estado”. As palavras são do governador Eduardo Campos que nesta quinta-feira (04/08) deu uma aula sobre competitividade e desempenho na gestão pública durante o 1º. Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil que acontece em Bogotá.

O evento é uma realização do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio da ProExport Colômbia e do Governo Federal colombiano. O objetivo é ampliar as parcerias comerciais entre os dois países, que em 2010 superaram a marca de US$ 3 bilhões. “Nossa intenção é duplicar as relações bilaterais entre a Colômbia e o Brasil nos próximos cinco anos”, disse Luis Alberto Moreno, presidente do BID.

Coube ao empresário Jorge Gerdau, presidente do Movimento Brasil Competitivo, abrir o almoço-reunião para 250 pessoas que tratou dos desafios da gestão pública. Ele falou dos avanços obtidos com o MBC e apresentou a Câmara Política de Gestão, Desempenho e Competitividade recém-criada por ele dentro da estrutura do Governo Federal. Antes de terminar suas palavras, Gerdau rasgou elogios ao trabalho desenvolvido pelo Governo de Pernambuco. “De todos os estados que atuamos, Pernambuco foi o que conseguiu apresentar os melhores resultados em menos tempo”.

Eduardo abriu sua palestra agradecendo à contribuição política dada pelo ex-presidente Lula e pelas parcerias firmadas entre Estado e União entre os anos de 2007 e 2010. A política de distribuição de renda implantada pelo petista e a conseqüente ascensão de milhões de brasileiros à classe média também foi enaltecida pelo governador:

“Esses brasileiros que chegam agora ao mercado consumidor vão nos ajudar muito a melhorar a oferta dos nossos serviços. São pessoas que ganharam poder de compra, mas que ainda dependem muito do serviço público ao contrário da nossa antiga classe média, que estuda em escola particular e paga plano de saúde . Elsses novos consumidores vão cobrar um hospital que atenda bem, uma escola de qualidade, um Estado que funcione”, defendeu.

O governador afirmou ainda que não se faz um “processo de gestão se não tiver equipe” e que não há uma administração eficiente que não tenha capacidade de planejar, executar, avaliar e, se necessário, corrigir as suas ações. Iniciativas como o programa Todos por Pernambuco, a criação do Portal da Transparência e o Pacto pela Vida foram destacadas.

A abertura do Fórum contou com a participação do presidente da Colômbia, Juan Manuel dos Santos Calderón, e do ex-presidente Lula, além de vários governadores e ministros de Estado dos dois países. Para Calderón, a hora é de aumentar a integração entre os dois países.

“Queremos que a Colômbia entre no círculo virtuoso do aumento da competitividade e do consumo que o Brasil hoje desfruta. Para isso, consideramos fundamental o investimento de empresas brasileiras no nosso país”, disse o presidente da Colômbia.

Durante todo o dia, seguiram-se cinco paineis de debates que contaram com a participação de empresários e políticos brasileiros e colombianos: oportunidades de comércio e investimentos; infraestrutura de transportes e telecomunicações; agronegócios; mineração e energia e mercado financeiro.

AGENDA– Eduardo continua em Bogotá nesta sexta-feira. Pela manhã, o governador prestigia a entrega do 8º. Prêmio de por La Nutrición Infantil. À tarde ele vai conhecer o sistema Transmilênio de transporte.

Nenhum comentário: