terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estado oferece transporte gratuito para pessoas com deficiência

Facilitar a vida de pessoas com dificuldade de locomoção, oferecendo transporte gratuito no percurso de casa até o local do tratamento. Esse é o objetivo do Pernambuco Conduz, programa que o governador Eduardo Campos lançou na tarde desta terça-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas, em evento que integra as comemorações da XI Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

Num primeiro momento, o PE Conduz atenderá apenas pessoas com deficiência que residam na Região Metropolitana do Recife. Para isso, os beneficiados têm que estar inscritos no Cadastro Único (Cadúnico) e ter renda familiar per capita mensal inferior a um salário mínimo.

“É uma iniciativa que vem ao encontro dos direitos negligenciados de acesso à saúde para os que têm deficiência”, disse o governador. Eduardo lembrou que muitas vezes a dificuldade no transporte dos pacientes acaba prejudicando e até interrompendo o tratamento dessas pessoas e que o programa será ampliado em breve. “O PE Conduz deve ser levado às 12 microrregiões do estado até dezembro”completou. 

Quarenta e duas 42 interessados já se inscreveram no programa, que vinha funcionando de forma experimental. A dona de casa Rosineide Amaral, 43, mãe de Tayná Amaral, comemorou a iniciativa. Tayná é vítima de má formação genética, sofrendo de um envelhecimento precoce, e precisa fazer três consultas semanais.

“Ontem usamos o transporte do programa e foi muito bom. Nem tenho palavras para dizer. Antes, para subir nos ônibus, tinha que carregá-la nos braço. Era uma dificuldade muito grande, pois ela está pesando 24 kg”, disse a dona de casa, que mora no bairro da Várzea e descobriu a doença da filha quando ela tinha quatro anos.

O PE Conduz conta com uma frota de 15 vans. Cada uma delas pode levar até três pacientes, além do policial socorrista dos Bombeiros e do motorista. Todas contam com sistema de localização via GPS. O Governo do Estado investiu R$ 2,8 milhões nos equipamentos e na operação do Conduz. Os veículos foram cedidos pela Secretaria de Defesa Social. A coordenação do programa é da Superintendência de Apoio a Pessoa com Deficiência (Sead).

INSCRIÇÃO – Cada usuário cadastrado terá direito a cinco agendamentos semanais, um por dia, para tratamento em hospitais e clínicas credenciadas. As rotas das vans serão montadas a partir do paradeiro dos usuários. As inscrições no Pernambuco Conduz podem ser feitas pela Central de Atendimento: 0800-281-03-12; pelo site www.peconduz.pe.gov.br; ou ainda na sede da Sead: Rua Guilherme Pinto, 133, Graças, Recife-PE.


Estima-se que Pernambuco possua quase um milhão de pessoas com deficiência, sendo ainda incerta a quantidade exata de pessoas que vão se encaixar no perfil do programa. “Vamos ter o número exato a partir da finalização do cadastro. Inicialmente, esperamos atender pelo menos 200 pessoas”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes.

Nenhum comentário: