terça-feira, 6 de março de 2012

Crea-PE participará da Carta Aberta da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Alepe

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) irá colaborar com sugestões e propostas técnicas ao documento público chamado de carta aberta que a Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco apresentará à sociedade no dia 30 de abril. O acordo foi firmado, na manhã de hoje (06), entre o presidente do Conselho, José Mário Cavalcanti, e o deputado estadual e presidente da Comissão, Sílvio Costa Filho (PTB). 

De acordo com o parlamentar, o documento visa traçar uma radiografia da situação atual da mobilidade urbana, no Estado, com as ações realizadas nos últimos 30 anos e as que estão ainda em projeto para atender a demanda, principalmente, da Copa do Mundo.  “Esse é um instrumento de trabalho apartidário. O que desejamos é apresentar propostas para os próximos gestores, contribuindo para uma melhor qualidade de vida aos pernambucanos”, disse o deputado Sílvio Costa Filho.

O presidente José Mário Cavalcanti disse estar preocupado com os engarrafamentos constantes, o qual prejudica a economia e o bem-estar das pessoas. “Enquanto a política de Estado for apenas a de construção de pontes e viadutos não teremos resultados satisfatórios. É importante que haja investimentos em um transporte público de massa de qualidade para equacionar os problemas de mobilidade urbana”, defendeu o presidente. Como exemplo de opções de transportes, ele citou o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) e os trólebus (ônibus elétricos). O presidente anunciou ainda a proposta, que será levada para decisão da Diretoria, de formação de uma Comissão de Mobilidade Urbana no Conselho para acompanhar o assunto.

O deputado Sílvio Costa Filho ainda mostrou-se preocupado com a falta de oferta de profissionais das engenharias habilitados para atender a crescente demanda no Estado com a instalação de grandes obras, exigindo mão de obra qualificada. “As universidades e faculdades estão trabalhando para aumentar essa oferta no mercado. Precisamos duplicar o número de profissionais no País até 2020 para que possa atender a demanda. A outra opção é a abertura para profissionais estrangeiros, principalmente, portugueses e espanhóis por causa da facilidade da língua, que trazem a expertises”.

Diante do relato, o deputado Sílvio Costa Filho convidou o presidente do Crea-PE para participar de uma audiência pública prevista, inicialmente, para maio sobre a falta de mão de obra especializada das engenharias.


Nenhum comentário: