quarta-feira, 7 de março de 2012

Agricultores comemoram entrega de títulos em Moreno‏

O agricultor Cícero Paulino do Nascimento tem 64 anos e há 19 vive no Engenho Laranjeiras ll, em Moreno. Nos três hectares de terra que possui ele planta banana, coco, macaxeira e um pouco de cana-de-açúcar. Ontem (6), ele chegou cedo à casa-grande do Engenho Jussara. Era o dia da entrega dos títulos de propriedade. “Eu estava muito ansioso. Disseram que o próprio secretário vinha entregar os títulos.” Afirmou o agricultor. Com o título nas mãos, mais calmo, Cícero demonstrava satisfação com a conquista. “Espero que as coisas melhorem. A rodagem (estrada) melhorou, vamos ter terra pronta e com o título vou poder ir no banco pedir crédito,” finalizou.

Seu Cícero foi um dos 159 agricultores beneficiados com a entrega de títulos de propriedade no município de Moreno. A entrega foi realizada pelo Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e pelo Presidente do Iterpe, Getúlio Gondim. O evento reuniu mais de 200 pessoas na casa-grande do Engenho Jussara, zona rural de Moreno, e beneficiou agricultores dos Engenhos Timbó, Jumbo, Jussara, Laranjeiras l e ll.

Além dos títulos, o Secretário Ranilson também cumpriu outra promessa feita aos agricultores no início do ano e anunciou a chegada das máquinas que irão melhorar a trafegabilidade nas estradas que ligam os engenhos à sede do município e à rodovia BR-232. O Diretor de Infraestrutura Hídrica do IPA, Assis Ferreira, informou que dois caminhões-caçamba, uma motoniveladora e uma retroescavadeira já estão à disposição dos assentados. Ranilson Ramos determinou ao IPA o envio de um trator de esteira, até a próxima sexta-feira, para recuperar os barreiros dos assentamentos.

“Eu tenho procurado sair do gabinete. Visitar os municípios, conhecer de perto os problemas do agricultor e buscar soluções que tragam uma melhor qualidade de vida no campo. A nossa meta principal é aproximar as ações, programas e serviços da Secretaria dos agricultores Pernambucanos.” Destacou o Secretário Ranilson Ramos. Ele informou que o “Terra Pronta”, coordenado pelo IPA, já arou 184 hectares de terra nos cinco engenhos, garantindo a produção de 20 toneladas de milho e feijão. O programa será ampliado na região com ênfase na diversificação de culturas.

Esta é a primeira etapa de uma extensa agenda de regularização fundiária que iremos cumprir a partir deste mês de março. A meta estabelecida pelo Governo de Pernambuco até 2014 é regularizar a propriedade da terra para mais de 120 mil famíilias.” Informou o Presidente do Iterpe, Getúlio Gondim.

Nenhum comentário: