quarta-feira, 7 de março de 2012

Obras da Arena Pernambuco estão rigorosamente em dia

O governador Eduardo Campos e o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, visitaram hoje (07) as obras da Arena Pernambuco. Localizado no município de São Lourenço da Mata, o palco oficial da Copa de 2014 no estado já começa a ganhar “cara” de estádio de futebol, recebendo os primeiros lances de arquibancadas e até uma trave oficial. Na próxima segunda-feira, será a vez do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitar a Arena.

O ministro saiu satisfeito com o que viu. “As obras estão rigorosamente em dia. Aliás, estão 0,5% a frente do prazo previsto”, informou Aldo, em entrevista coletiva concedida após a inspeção. Ele disse ter “a convicção de que Pernambuco realizará uma Copa exemplar” tendo em vista a experiência do Estado em preparar-se para grandes eventos.

“Olinda e o Grande Recife receberam 750 mil turistas no último Carnaval. É uma festa centenária e que prova que a cidade e o estado estão preparados para acolher a Copa do Mundo não só com recursos humanos, mas com infraestrutura”, cravou.

A visita começou às 10h e durou cerca de duas horas. Governador e ministro estiveram no mirante e depois desceram até o campo. Eles percorreram parte da arquibancada já pronta e conferiram a colocação dos degraus de concreto em outro trecho. Depois andaram no lugar onde ficará o gramado. O espaço, hoje de terra batida, já conta até com uma trave oficial. Eduardo e Aldo escolheram dois operários para “bater uma bolinha”. Um deles cobrou dois pênaltis e marcou os primeiros gols da Arena Pernambuco.

Brincadeiras à parte, o governador destacou que para muitos pernambucanos a Copa já começou. “São trabalhadores que hoje estão empregados nas obras de mobilidade e urbanização que estão sendo tocadas para receber o mundial”, explicou.

O estádio será inaugurado em abril de 2013 e três meses depois passará a receber os jogos do Clube Náutico Capibaribe. Responsável pelas obras, a construtora Odebrecht organizou um plano de ataque para acelerar os trabalhos no canteiro. Nas próximas semanas, 300 operários vão se juntar aos 2.381 funcionários que hoje atuam no local.

No mês passado, a Arena Pernambuco teve sua terraplenagem concluída, 95% das fundações feitas e um avanço de 33% na sua estrutura de concreto. A área de estacionamento e o acesso viário foram ampliados em 40%. Serão 4.700 vagas para carros, o equivalente ao estacionamento de um grande shopping center.

Nenhum comentário: