quinta-feira, 8 de março de 2012

Eduardo anuncia ampliação de serviços para a população feminina

Um dia de muita comemoração, mas também de ação. No Dia Internacional da Mulher (08/03), o governador Eduardo Campos anunciou as novas políticas públicas de gênero que serão realizadas pelo Governo do Estado durante o ano de 2012, reforçando, principalmente, os serviços de saúde e segurança, que juntos receberão cerca de R$ 41 milhões em investimentos.

                Realizado nos Jardins do Palácio do Campo das Princesas, o café da manhã em homenagem ao dia 8 de março teve um gostinho mais saboroso este ano. As dezenas de mulheres presentes puderam aplaudir a iniciativa do governador de ampliar os atendimentos à população feminina no diagnóstico e tratamento do câncer de mama e colo do útero – uma das enfermidades que mais matam mulheres no mundo.

                A decisão aumenta em mais de um milhão os exames diagnósticos por ano, ao estender ao Sertão Central os serviços do Sistema Público de Saúde (SUS). A região era a única do estado fora do credenciamento. Serão contemplados os municípios de Salgueiro, Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Serrita, Terra Nova e Verdejante.

Eduardo garantiu que a partir de junho, independentemente da localidade onde morem, todas as pernambucanas passarão a contar com exames preventivos e de mamografias. O governador disse ainda que levará a assistência gratuita inclusive para onde não há a presença do Estado. “Nos lugares onde o Estado não tiver uma unidade de saúde apta a prestar o serviço, estaremos credenciando entidades privadas para garantir o direito de ter um serviço de referência na sua própria região.”

Moradora do município de Salgueiro, Geogina Delmondes, 61, faz parte da assessoria de educação da Fetape e não vê a hora de mobilizar as mulheres de sua cidade para a importância de realizar exames periódicos. “Vamos divulgar essa assistência maravilhosa que o Estado está garantido a nós moradoras de uma área tão distante da capital. Elas precisam saber que toda mulher precisa se consultar no mínimo uma vez por ano”, destacou.

Outra boa notícia anunciada por Eduardo foi a reformulação da Lei Nº.12.721. O novo texto enviado à Assembleia institui a notificação obrigatória da violência doméstica em Pernambuco. A determinação serve para toda a rede pública e privada de saúde do estado.

“Esse aperfeiçoando da legislação é necessário para que os observatórios de política pública possam acompanhar e tomar medidas que salvem a vida”, explicou Eduardo. “Da mesma forma que acontece hoje com as doenças infectocontagiosas, como meningite e Aids, que servem para mapear as atuações no enfrentamento dessas patologias. Senão a política vai para um lado, quando era para ir exatamente para o outro”, afirmou.

Escolhida para discursar representando todas as mulheres presentes no café da manhã, dona Edusa César destacou as ações desenvolvidas nos últimos seis anos. “Vi o Governo abrir suas portas para as mulheres, fazendo um trabalho não apenas na questão de gênero, mas colocando-as no seio do desenvolvimento do estado. Vivemos uma nova posição socioeconômica e cultural também”, disse a Conselheira Estadual dos Direitos da Mulher, do alto de sua experiência conquistada nos 80 anos de idade, boa parte deles vivenciados nas lutas de gênero.

“Em 2012, o aparelho de Estado está se consolidando cada vez mais como grande protagonista das causas construídas, sempre, em conjunto com os movimentos sociais”, resumiu a secretária da Mulher, Cristina Buarque.

Nenhum comentário: