terça-feira, 6 de março de 2012

Entrega de medalhas marca 195 anos da Revolução Pernambucana

No dia em que Pernambuco comemora a sua Data Magna, o governador Eduardo Campos homenageou 14 personalidades e quatro instituições locais com a entrega da mais alta comenda do Estado: a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes. Os agraciados foram escolhidos pelos relevantes serviços prestados à sociedade e receberam a honraria em solenidade realizada nesta terça-feira (06), nos jardins do Palácio do Campo das Princesas.

O dia 06 de março foi escolhido como a Data Magna de Pernambuco através de votação popular e transformado na Lei nº 13.386 em 24 de dezembro de 2007. A data comemora a Revolução Pernambucana de 1817, movimento de luta contra a dominação e opressão de Portugal que precedeu a independência do Brasil.

“Foi uma revolução que primou por valores importantes como a liberdade de expressão, credo e, sobretudo, um sonho de construir um Brasil independente e justo”, destacou Eduardo, durante a cerimônia de hoje.

Entre os 18 agraciados com a honraria estão empresários, profissionais liberais, religiosos e personagens da política estadual. Dois deles ainda em atividade e em partidos de fora da base de sustentação do Governo Eduardo: o vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) e a ex-deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB) que, recuperando-se de uma cirurgia, não compareceu à solenidade.

Para o governador, este é um momento para unir Pernambuco e não para marcar diferenças. “Liberato tem uma vida honrada e legada à política e Terezinha (Nunes) foi a autora do projeto que instituiu a Data Magna. É importante que a gente possa, no nosso tempo, demonstrar nosso reconhecimento aos pernambucanos e pernambucanas que dedicaram o melhor da sua existência a fazer um Pernambuco melhor”, destacou Eduardo.

Aos 92 anos, Liberato Costa Júnior, elogiou o caráter “não discriminatório” da homenagem. “Seu Governo pode ser até criticado, mas no que diz respeito à discriminação esse ato acaba com qualquer crítica”. O parlamentar ressaltou ainda a satisfação em receber a honraria. “É um orgulho portar essa comenda. É uma peça que adorna e pede uma moldura da figura humana que tem o prazer de recebê-la”, disse o parlamentar, que discursou em nome de todos os condecorados.

Presidente do Clube de Alegoria e Critica O Homem da Noite, Luiz Adolfo foi outro que comemorou receber a comenda. “É uma honra muito grande e um prêmio a todos esses 80 anos de história que foram construídos com as pessoas mais humildes da cidade de Olinda. O significado maior dessa homenagem é promover esse encontro das camadas mais carentes, que fizeram o Homem da Meia Noite ser forte como ele, com as pessoas que governam em nosso país”.

Veja a lista dos agraciados com a Medalha do Mérito dos Guararapes:

Instituições (Grau Graduados Especiais):
Academia Santa Gertrudes;
Clube de Máscaras Galo da Madrugada;
Instituto Homem da Meia Noite;
Movimento Estadual de Catadores de Material Reciclável

Personalidades (Grau Grã Cruz):
Cleuza Pereira – Ex-prefeita de Salgueiro;
Dom Fernando Saburido – Arcebispo de Olinda e Recife;
Eustácio Vieira – Empresário;
Fernando Coelho – Jurista;
Fernando Lyra – Ex-ministro da Justiça;
Fernando Santos – Empresário;
Geraldo Freire – Comunicador;
José Fernandes de Lemos – Desembargador do TJPE;
Liberato Costa Júnior – Vereador do Recife;
Naná Vasconcelos – Músico;
Nelson Caldas – Otorrino;
Padre Daniel Lima – Religioso;
Tânia Bacelar – Economista;
Terezinha Nunes – Ex-deputada estadual e autora do Projeto de Lei que estabeleceu a Data Magna.

Nenhum comentário: