quarta-feira, 18 de abril de 2012

Eduardo fala com Dilma, ministros e governadores sobre seca no NE

Na próxima semana, a presidente Dilma Rousseff vai reunir ministros, governadores e dirigentes de instituições federais de atuação regional para desenhar um plano emergencial de atendimento à população nordestina que começa a viver um novo ciclo de seca.

A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (18/04) pelo governador Eduardo Campos, logo depois de conversar por telefone com a presidenta e relatar a gravidade da situação que começa a se consolidar na região, com a perda de culturas, rebanhos e, o que é pior, falta de água para abastecimento das populações rurais e urbanas.

O governador falou também com os ministros Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) e Gleisi Hoffman (Casa Civil). Segundo ele, tanto a presidenta quanto os ministros foram extremamente receptivos e se mostraram interessados em conversar sobre as propostas apresentadas.

Eduardo também conversou com os governadores Ricardo Coutinho (Paraíba), Cid Gomes (Ceará) e Wilson Martins (Piauí), que demonstraram grande preocupação com a situação em seus estados.

"Graças à políticas sociais como a aposentadoria do trabalhador rural, crescimento do salário mínimo e Bolsa Família, o Nordeste enfrenta uma seca hoje em condições muito melhores do que no passado, mas isso não impede que um longo período sem chuvas produza prejuízo econômico e sofrimento para as pessoas. Ou seja, precisamos apoiar os arranjos econômicos e precisamos socorrer os nordestinos, inclusive com assistência social", afirmou Eduardo.

O governador lembrou que são necessárias ações de caráter emergencial - como distribuição de água portável por carro-pipa e o fornecimento de ração animal para os rebanhos - combinadas com outras de recorte estruturador, como o desenvolvimento de programa de qualificação profissional e a construção de cisternas e barragens.

"Temos analisado o quadro meteorológico e conversado com os governadores dos estados e lideranças políticas e sociais da região e estamos constatando uma situação que é extremamente preocupante", disse Eduardo, que há duas semanas vem promovendo reuniões com membros de sua equipe e desenhando um plano de ação estadual para enfrentamento da calamidade.

Nenhum comentário: