quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sílvio Costa Filho participa de Seminário da Mobilidade do ConCidades-PE

Durante o Seminário da Mobilidade, realizado pelo Conselho Estadual das Cidades de Pernambuco (ConCidades-PE) na tarde desta quarta-feira (18), no Onda Mar Hotel, o presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco e deputado estadual, Sílvio Costa Filho (PTB), anunciou para o final deste mês de maio a entrega da carta aberta que traz toda a radiografia atual da mobilidade do Estado. O parlamentar adiantou, também, que está articulando a permanência da Comissão de Mobilidade na Alepe - até então especial.

"Ouvimos todos os órgãos competentes, gestores municipais e estaduais, além da sociedade civil organizada, para construção da carta aberta, que é um banco de dados público com todos os projetos que Pernambuco comporta, hoje, para a mobilidade urbana. Acreditamos que os gargalos vivenciados pela população só podem ser resolvidos se interligados a melhorias na iluminação pública, acessibilidade, manutenção de calçadas, transporte público, ciclovias, corredores exclusivos para ônibus, sinalização, fiscalização e segurança. No relatório também temos sugestões e alternativas para os próximos 20 anos", frisou Costa Filho. 

Sobre a proposta de tornar a comissão especial em permanente, o deputado ressaltou que a mobilidade precisa ter um espaço mais amplo de discussão na Alepe."Com a efetivação da Comissão, todos os projetos do Legislativo e do Executivo que envolvem a temática seriam debatidos em nossas reuniões ordinárias de forma mais atenciosa, como realmente merecem", pontuou Costa Filho.

SEMINÁRIO - Além de Sílvio Costa Filho, o Seminário de Mobilidade contou com a presença do presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Câmara dos Vereadores do Recife, Gilberto Alves; do coordenador do programa "Ciclovia nas Cidades" da Secretaria das Cidades do Estado, Marcelo Bione; da representante do Grande Recife Consórcio de Transporte, Cristina Aroucha; e da secretária executiva das Cidades do Estado, Ana Suassuna. 

De acordo com Ana Suassuna, o Projeto Executivo de Navegabilidade - que visa usar os rios do Recife como meio de transporte coletivo - está sendo entregue hoje na Secretaria das Cidades. "Serão 13 embarcações no total, com 23 metros de comprimento cada uma e capacidade para 86 passageiros sentados e com equipamentes de segurança. A velocidade média do barco vai ser de 18 km/hora", apresentou. São previstas lojas comerciais, guichês para bilhetagem, banheiros públicos, estacionamento com 50 vagas para carros e bicicletários, nos 422 metros quadrados das estaçãos.

O projeto contempla a Rota Oeste - 11 embarcações, cinco estações e estimativa de 10.500 passageiros por dia -, e a Rota Norte - duas embarcações, duas estações e estimativa de 3 mil passageiros por dia. Os bairros atendidos pelas embarcações da Rota Oeste serão Centro do Recife, Derby, Torre e Apipucos. As estações serão no Metrô do Recife, Derby, Torre, Santana e BR-101. Já os bairros atendidos pela Rota Norte, com estações na Rua do Sol (em frente aos Correios) e próximo ao Shopping Tacaruna, serão Santo Antônio, São José, Boa Vista e Santo Amaro.

Marcelo Bione e Cristina Aroucha explanaram projetos do Estado voltados para o incentivo ao uso de bicicletas como um meio de transporte sustentável, e projetos que englobam o sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife, respectivamente.

Nenhum comentário: