sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ranilson Ramos adianta que fundo de aval vai destinar R$ 1,3 bilhão para alimentação animal

Medidas para enfrentar a estiagem foram
tratadas em Audiência Pública na Codeam

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, adiantou nesta manhã de sexta-feira (20), em Garanhuns, ações emergenciais que serão anunciadas pelo Governo do Estado, na próxima semana, para enfrentar a estiagem prolongada. Uma delas será a edição de uma medida provisória criando um fundo de aval, no valor de R$ 1,3 bilhão, para que produtores inadimplentes com os bancos - número estimado em 125 mil - possam comprar ração animal para alimentar os rebanhos das áreas que já estão sem pasto em decorrência da seca.
O assunto foi tratado na audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa em parceria com a Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional – Codeam, sob a coordenação do deputado Claudiano Martins Filho, e o presidente da Codean e prefeito de Palmeirina, Eudson Catão.

Ranilson Ramos também autorizou a distribuição imediata de 1,3 mil toneladas de sementes de milho do estoque do Programa Estadual de Distribuição de Sementes, para o plantio de 43 mil hectares de milho para ajudar os produtores do Agreste alimentarem o rebanho com a ração a ser comprada. Para preparar o solo para o plantio foi liberada a execução de 60 mil horas máquina.

“Ainda temos esperança que os índices pluviométricos da região melhorem, pois o ciclo de chuva para o Agreste ainda tem 60 dias”, disse o secretário, acrescentando que, ao contrário, 56 municípios do Sertão produtores perderam até 100% das lavouras. “Passamos três dias reunidos com as equipes técnicas do IPA e da Adagro para discutir alternativas que atenuem essa situação”, salientou.  Ele informou que 1 mil hectares de sorgo forrageiro serão plantados no Sertão do Araripe e outros 1,6 mil no Agreste, para servir de alimento a animais daquelas Bacias Leiteiras.

A implantação de tecnologias para enfrentar a seca, a ampliação do abastecimento por carros-pipas, a recuperação e instalação de 1,4 mil poços estão entre as medidas que serão anunciadas na próxima semana. Ranilson Ramos também fez um apelo para que sejam comunicados aos escritórios municipais e regionais do IPA, propriedades que tenham poços perfurados, mas que não estão instalados. “É inadmissível que uma propriedade tenha um poço que não foi instalado enquanto os moradores estão sem água e os animais morrem de sede”, falou. 

Ranilson Ramos não ficou até o final da audiência porque estava com agenda no Palácio para tratar do assunto da estiagem com o Governador Eduardo Campo e equipe do Governo. Eduardo Campos terá reunião em Aracajú na segunda-feira, 23, com os Governadores do Nordeste, para discutir a seca na região. 

A Audiência Pública reuniu representantes da Codecipe, do Exército – coordenação da operação carro-pipa -, deputados, prefeitos, representantes do MAPA, da Adagro, IPA, Associação dos Criadores de Pernambuco, secretários municipais de agricultura.

Feira de Capoeiras – Logo às 6h da manhã, o secretário e equipe visitaram a feira de gado de Capoeiras, a segunda maior do estado. Ele constatou que 60 mil animais de alto padrão genético foram comercializados para abate na feira, neste ano, enquanto no mesmo período do ano passado foram cerca de 36 mil. “Não podemos deixar que esses animais geneticamente melhorados sejam descartados e para minimizar os efeitos da estiagem que assola Pernambuco estamos discutindo e trabalhando com todos os fóruns do estado, a exemplo deste”, falou ao se referir-se à Audiência Pública. 

Nenhum comentário: