sexta-feira, 20 de abril de 2012

Secretário Ranilson Ramos e técnicos do IPA participam de audiência pública para discutir a seca que atinge o Estado.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, juntamente com técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), participou, hoje (20/04), na sede da Codeam, em Garanhuns, de mais uma audiência pública no Agreste pernambucano. O debate, proposto pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Claudiano Filho (PSDB), tratou da seca que atinge o Semiárido do Estado.
Também estiveram presentes à audiência, deputados estaduais e federais, prefeitos, representantes da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Ministério da Agricultura, Codecipe, Secretaria de Recursos Hídricos, além, do Comando Militar do Nordeste e de agricultores familiares.
Durante a audiência Pública, Ranilson Ramos destacou a necessidade de atuar em conjunto com as prefeituras na segurança alimentar dos animais uma vez que a situação pode se agravar, levando a um estado de subalimentação.
Ele também relatou algumas ações já discutidas com o governador Eduardo Campos, secretários de estado, diretores e gerentes regionais do IPA. Entre elas estão a produção de forragem animal, por meio do plantio irrigado imediato de três mil hectares de sorgo, através do programa "Terra Pronta Emergencial", além da aquisição de ração animal, financiados por linhas de crédito com carência e juros subsidiados para 125 mil criadores. Também estão sendo disponibilizadas 1.300 toneladas de sementes de milho e feijão.
No que se refere ao abastecimento de água, ele adiantou que o governo vai universalizar as instalações e perfurações de poços, com planejamento concreto de, em seis meses, instalar 1.000 poços e recuperar outros 400, com recursos, já liberados, de R$ 14 milhões. “Orientamos todos que tiverem propostas de tecnologias para melhorar a alimentação animal a procurar os escritórios locais do IPA, que estão, inclusive, em regime de plantão, discutindo as medidas emergências.
A Comissão de Agricultura voltará ao interior em 27 de abril. Desta vez em Itaíba, onde será realizada mais uma audiência pública que terá como eixo as alternativas e solução para reduzir a praga de cochonilha do carmim que está dizimando a palma forrageira na região e que serve de alimento para o gado nos períodos de estiagem.

Nenhum comentário: