sexta-feira, 13 de abril de 2012

Pernambuco terá R$ 900 milhões a mais para investir em obras

O Governo do Estado e o Banco Mundial (BIRD) assinaram hoje (13), no escritório do BIRD em Brasília, o contrato de financiamento no valor de U$S 500 milhões (R$ 900 milhões) para investimentos em Pernambuco. Os recursos estarão liberados até o final do mês deste mês e serão aplicados em obras de infraestrutura, saúde, mobilidade, habitação, entre outras áreas.
O documento foi assinado pelo secretário estadual da Fazenda, Paulo Câmara, e pela presidente do BIRD no Brasil, Deborah. O acordo bilateral marca a maior tomada de crédito para investimentos públicos realizada em Pernambuco nos últimos 20 anos. O governador Eduardo Campos destacou a importância do empréstimo, sobretudo no momento em que o mundo vive uma severa crise econômica.
“A maneira para fazer com que o Estado vença, gere emprego, oportunidade e não seja tão afetado por esse ambiente desfavorável, é exatamente seguir fazendo os investimentos públicos nas chamadas áreas estratégicas”, disse Eduardo, após retornar de Washington-EUA, onde reuniu-se com o presidente mundial do BIRD, Robert Zoellick.
Pernambuco é o primeiro estado do Nordeste e o quarto do Brasil a conseguir aderir a essa modalidade de empréstimo do Banco Mundial. A operação tem um perfil moderno e de aplicação flexível, podendo financiar quaisquer despesas de capital do orçamento de Pernambuco, desde que previstas no Plano Plurianual (PPA 2012/2015). 

Eduardo enfatizou ainda que a negociação entre o Governo de Pernambuco e a instituição financeira só foi possível graças ao apoio do Governo Federal. “Essa boa notícia que tivemos hoje é resultado da sensibilidade dos dirigentes do Bird e também da nossa presidenta Dilma Rousseff, que decidiu pagar antecipadamente as dívidas da União frente ao Bird, dando a oportunidade desses recursos serem destinados aos governos de Pernambuco e dos demais estados do Nordeste”.

Nenhum comentário: