quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Prêmio MPT de Jornalismo tem 542 trabalhos inscritos


O Prêmio MPT de Jornalismo conta com 542 trabalhos participantes, que concorrem a R$ 360 mil. Ao longo de 115 dias de inscrições, 367 usuários se cadastraram no site e fizeram upload das reportagens nas sete categorias: 199 em jornalismo impresso, 117 em webjornalismo, 77 em emissoras de televisão, 66 são trabalhos de fotojornalismo, 40 matérias foram veiculadas em emissoras de rádio, 26 em revistas impressas e 17 em mídias sociais. Haverá ainda menção honrosa para repórter cinematográfico.

Os prêmios são regionais e os vencedores de cada regional concorrerão ao prêmio nacional na categoria.

A partir de agora, todos os trabalhos inscritos passarão por uma triagem, realizada pela empresa Promolegis, para averiguar se foram cumpridos os requisitos exigidos no prêmio. Entre os critérios a serem observados estão os formatos e extensões permitidas pelo regulamento e a adequação ao tema. Os trabalhos inscritos devem tratar de um dos oito temas de ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) – “fraudes nas relações de trabalho”; “trabalho escravo contemporâneo”; “trabalho infantil”; “discriminação de gênero, cor e pessoas com deficiência”; “meio ambiente do trabalho”; promoção da liberdade sindical”; “trabalho portuário e aquaviário”; e “irregularidades trabalhistas na administração pública”.

Depois desse crivo, os jurados regionais começarão a avaliar cada trabalho. Para garantir a imparcialidade nos julgamentos, a análise será cruzada. Os jurados de uma região avaliarão os trabalhos de outra, que não a sua de origem. Essa etapa está prevista para terminar no dia 30 de setembro.

Os vencedores da fase regional, em cada categoria, vão automaticamente para a etapa nacional – de 1o de outubro a 14 de novembro – de onde sairão os vencedores nacionais.

A cerimônia de premiação está prevista para o dia 11 de dezembro, em Brasília.

Nenhum comentário: