segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Arcoverde realiza ações em combate ao fumo

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao fumo, a secretaria de Saúde Arcoverde realiza em todas Unidades Básicas de Saúde da Família, entre o período de 25 a 29 de agosto, rodas de conversa sobre o assunto. Esta campanha tem a finalidade de esclarecer a população os malefícios causados pelo fumo.
No dia 28, sexta-feira, haverá uma série de eventos envolvendo atividades físicas na Academia das Ciadades, na Fundação Terra, às 8h; No Esporte Clube, às 17h; na Winston Siqueira, às 18h e na Quadra da Escola Barão do Rio Branco, às 19h. “A idéia é desperta o interesse da população através da atividade física por uma vida mais saudável e sem cigarro”, esclarece a secretária de saúde Andréia Britto.

Fumo - O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; 5 vezes maior de sofrer infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país. Ao final do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitável. O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão. (Site PMA)

Nenhum comentário: