quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Armando Monteiro: reformas não podem ser abandonas

O senador Armando Monteiro (PTB/PE) assumiu o mandato nesta terça-feira (1º) defendendo que o governo federal e o Congresso Nacional sejam mais ambiciosos em relação às reformas política e tributária. Isso é fundamental, na opinião dele, “para promover reformas de maior alcance”. “Você pode até, ao final, considerando as dificuldades do próprio ambiente político, as contradições da Federação brasileira, todos os problemas inerentes à nossa própria cultura política, pode até não alcançar esse objetivo, mas as lideranças não podem abandonar essa ambição. Não me parece que seja bom para o País que você já comece com uma estratégia minimalista”, argumenta Monteiro, senador mais votado de Pernambuco e ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na avaliação dele, um governo novo “se reveste de uma força inquestionável, tem legitimidade e energia política para ambições maiores”. Portanto, acrescenta, “não me parece que seja bom para o país que você já comece com uma estratégia minimalista”. “Podemos até fazer algo gradual, mas temos que ter uma idéia de para onde nós queremos caminhar e o que é que representa um ambiente mais adequando para o país, tanto no campo tributário quanto na esfera do sistema político e partidário no Brasil”.

A tarefa não é nada fácil, observa Armando Monteiro, acrescentando imediatamente: “Mas a gente tem que pensar nas coisas difíceis porque as coisas fáceis ficam para aqueles que têm menores responsabilidades. Para os que estão chegando, para uma nova legislatura que se instala com essa expectativa da Nação, nós não podemos ter uma posição menos ambiciosa”. E isso ganha importância, inclusive, porque, explica o senador pernambucano, já há no Brasil uma certa convergência de posições sobre a necessidade de fazer algo de maior alcance nas áreas política e tributária.

Nenhum comentário: