Secretários  de agricultura e dirigentes dos órgãos de defesa agropecuária do  Nordeste estão, hoje (17), reunidos no Radisson Hotel, em Maceió,  Alagoas. A reunião técnica visa reunir dados a fim de debater o status  para a Febre Aftosa dos estados do Nordeste com a presidente, Dilma  Russef, no encontro que será realizado na próxima segunda-feira (21), em  Sergipe.  Os estados pleitearão a mudança de status sanitário para zona  livre de febre aftosa com vacinação.
O  secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e  a gerente geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária  (Adagro), Erivânia Camelo, estão participando da reunião para apresentar  a situação de Pernambuco. “Cumprimos todas as determinações do Mapa e  estamos preparados para sermos reconhecidos como área livre de aftosa  com vacinação”, avalia Ranilson Ramos, destacando que o Governo do  Estado investiu mais de R$ 60 milhões no Programa de Defesa Animal nos  últimos quatro anos.
As  recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –  Mapa para os estados nordestinos cumprirem até o mês de julho deste ano  estão na pauta de discussões do encontro.  
A  mudança na classificação contribui com a abertura de mercado,  expandindo o comércio de carne e derivados. Para o Mapa, a classificação  dos estados deve acontecer em bloco e os representantes na reunião vão  aproveitar para discutir a situação atual de cada um e como esse  reconhecimento pode ocorrer na região.
Erivânia  Camelo acrescenta que os índices de vacinação para imunização em  Pernambuco são recordes, ultrapassando os 95% nas últimas campanhas.  “Estamos prontos para mudar a nossa classificação”, declara. Ela lembra  que Pernambuco tem servido de exemplo para outros estados no trabalho de  controle da doença. 
Estão  participando da reunião durante esta quinta-feira (17), representantes  dos estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande  do Norte e Alagoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário