quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Novo senador: saiba quem é Armando Monteiro

Deputado por três mandatos, mais votado em 2006 e 2010, parlamentar incorpora novos temas à sua atuação, mas mantém compromisso com as reformas constitucionais

Eleito o senador mais votado de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB) assume o mandato nesta terça-feira (1º), em Brasília, com o compromisso de incorporar à sua atuação parlamentar, que já é marcante na área econômica, temas importantes da agenda brasileira, como mobilidade e o desenvolvimento urbano; meio ambiente; segurança pública; e modernização do sistema de saúde pública nacional.

Esses temas terão espaço destacado no trabalho de Monteiro no Senado, junto com outros que o tornaram referência em importantes discussões dos problemas brasileiros, a exemplo das reformas política e tributária; das microreformas; do desenvolvimento das pequenas empresas; e da educação para o emprego, a qualificação profissional.

Afirma Armando Monteiro: “Tenho firmemente um compromisso com as reformas, a reforma política e a reforma tributária. A tributária sempre foi objeto de nossa preocupação. O Brasil tem um sistema tributário anacrônico, complexo, que penaliza os que produzem e sobrecarrega a população de menor renda. A reforma política, diferente do que muitos imaginam, não é um tema abstrato. O Brasil precisa melhorar as suas instituições políticas, os partidos, a questão da representatividade, temas como o financiamento público, como o voto distrital. Há uma série de questões que exigem uma mudança para que o sistema político no Brasil se torne mais representativo, aproximando mais o eleitor de sua representação política, para que ele possa cobrar mais, estar mais perto”.

Na opinião do novo senador de Pernambuco, “há temas que hoje um parlamentar não pode deixar de estar atento. A questão da política nacional de segurança pública, temas ligados ao desenvolvimento urbano, a questão do trânsito, da mobilidade, o planejamento das cidades, e ainda questões ligadas às áreas de saúde e meio ambiente”.

Biografia

Eleito em 3 de outubro de 2010 para um mandato de oito anos, Armando Monteiro obteve 3.142.930 votos (39,87% dos votos válidos). Foi eleito pela Frente Popular de Pernambuco, liderada pelo governador Eduardo Campos (PSB – reeleito) e que garantiu também a vitória do outro senador da coligação, Humberto Costa (PT).

Armando de Queiroz Monteiro Neto nasceu no dia 24 de fevereiro de 1952 (59 anos), no Recife. Industrial, é filho do empresário e ex-ministro da Agricultura (Governo João Goulart) Armando de Queiroz Monteiro Filho e de Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro. Casado com Mônica Guimarães, é pai de quatro filhos.

Em 1973, Armando concluiu o curso de Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (RJ) e em 1988 formou-se em Direito, pela Universidade Federal de Pernambuco.

Militância sindical – Armando iniciou suas atividades sindicais em 1986. Foi diretor e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pernambuco (SIMMEPE). Em 1992, chegou à presidência da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), sendo reeleito para quatro mandatos consecutivos, deixando o cargo em 2004.

Em 1998 disputou o primeiro mandato de deputado federal pelo PMDB, alcançando 91.448 votos. Em 2002 renovou o mandato, ampliando a votação para 145.948 votos. Em maio de 2003, filiou-se ao PTB, assumindo a presidência do partido em Pernambuco – função que ocupa até hoje, após sucessivas reeleições.

Sistema Indústria – Ainda em outubro de 2002, ele assumiu a o cargo de presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do SESI, SENAI e IEL – foi reeleito em 2006 para um novo mandato de quatro anos. Deixou a função em 29 de outubro de 2010, após conseguir eleger, por unanimidade, o sucessor, Robson Braga de Andrade.

Entre 2003 e 2007, ocupou a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae, mais importante órgão de apoio às micro e pequenas empresas do Brasil. Liderou movimento nacional em favor da aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que deu origem ao Simples Nacional, simplificando a burocracia e reduzindo impostos do setor.

Mais votado e respeitado – Nas eleições de 2006, Armando obteve 205.212 votos, saindo da disputa como o deputado federal mais votado de Pernambuco. Em função do trabalho parlamentar, ele vem sendo inserido há uma década na lista das “Cabeças do Congresso”, organizada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que é mantido por quase mil sindicatos de trabalhadores de todo o país. O levantamento aponta os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

Armando apresentou e aprovou projetos, trouxe recursos e obras para os municípios e investimentos para Pernambuco. E, com eles, os empregos que estão ajudando o Estado a crescer e se desenvolver. Como Presidente da Confederação Nacional da Indústria, Diretor do SESI e Presidente do SENAI, Armando implantou novos programas e ampliou o número de vagas dos cursos de educação e formação profissional, preparando mais pernambucanos para as oportunidades que estão surgindo.

Nenhum comentário: