segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bombeiro recebe Medalha do Governador de PE

Nesta segunda-feira (02), o governador Eduardo Campos homenageou com a medalha da Ordem do Mérito Guararapes, a mais importante comenda concedida pelo Estado, o sargento do Corpo de Bombeiros Everaldo Francisco de Sales – que conseguiu salvar a vida de um recém-nascido após prestar atendimento médico por telefone.

Na cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, a mãe da criança, o sargento e familiares das duas partes puderam se reencontrar uma semana após o ocorrido. Foram vários os momentos de emoção. O bombeiro militar, que no dia 15 de julho completará 30 anos na corporação, disse que receber essa homenagem prestes a se aposentar “foi um presente de Deus”.

“Estou muito satisfeito de ter ajudado Henrique, ter salvo a sua vida e receber essa medalha”, disse Everaldo, orgulhoso. Sua experiência e dedicação foram essenciais para que ele percebesse que o bebê estava inconsciente e começasse a orientar a família sobre como reanimá-lo.

Durante a solenidade, Eduardo afirmou que atitudes como a de Everaldo devem ser valorizadas e divulgadas para que sirvam de exemplo à sociedade: “É uma alegria homenagear quem acerta. Da mesma forma que a gente tem que, muitas vezes, punir quem erra, tem que destacar quem acerta, para que sirva de referência no serviço público”.

COMO FOI – Às 18 horas do último dia 25, começava o drama da família do bebê Henrique na zona rural de Gravatá, Agreste pernambucano. Após se engasgar com o leite da mãe, o garoto, com apenas 30 dias de nascido, sofreu asfixia, ficando inconsciente em seguida. O desespero tomou conta da família e um vizinho então resolveu ligar para o 193, telefone do Centro Integrado de Defesa Social (CIODS).
Da sede do CIODS, no Recife, Everaldo ensinou à família como proceder. “Pedi para colocar o braço esquerdo entre as perninhas da criança, deitá-la de bruços na palma da mão e com os dedos da outra mão, ele dar um apertozinho nas costas. Depois de três tentativas, o bebê voltou”, lembrou Everaldo, com os olhos marejados.

Nenhum comentário: