quinta-feira, 19 de maio de 2011

Brasil precisa aumentar a produtividade, diz Armando Monteiro

Em pronunciamento nesta quarta-feira (18), o senador Armando Monteiro (PTB) disse que o Brasil precisa criar um ambiente propício à elevação da produtividade, tendo em vista que a gestão pública no país nem de longe é compatível com a importância que o Brasil tem adquirido no mercado internacional.

Armando Monteiro disse que, apesar de o país ter tido um desempenho econômico favorável nos últimos anos, o Brasil ainda tem muito para avançar, especialmente no novo ambiente econômico internacional, que está sendo marcado pelo acirramento da competição.

Se o Brasil não andar mais depressa para enfrentar a agenda da produtividade, poderá ser tarde - afirmou.

Armando Monteiro lembrou que o Brasil já vem perdendo pontos no ranking da competitividade global. Ele mencionou matéria publicada nesta quarta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo sobre avaliação feita junto a 59 países, na qual o Brasil ocupa a 44ª posição, ultrapassado pelo México, Peru, Itália, Filipinas, Turquia e Emirados Árabes.

O tempo político tem que se ajustar às pressões do mundo econômico. O mundo não vai ficar esperando que o Brasil resolva problemas sistêmicos estruturais. Poderá ser tarde. O Brasil perdeu espaço no comércio internacional porque está atrasado - afirmou.

O senador reiterou que o país precisa criar um ambiente favorável ao aumento da produtividade, lembrando que alguns marcos regulatórios ainda não foram definidos, assim como o novo papel das agências reguladoras.

Em aparte, ele foi saudado pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

Nenhum comentário: