sexta-feira, 13 de maio de 2011

Terra Pronta para produtores de hortaliças de Vitória de Santo Antão‏

Para minimizar os prejuízos que os produtores rurais de hortaliças de Vitória de Santo Antão tiveram com as últimas chuvas, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, anunciou nesta sexta-feira, 13, que serão adotadas ações emergenciais com a inclusão de produtores no Programa Terra Pronta. Acompanhado da diretoria do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o secretário visitou as comunidades de Dias Duarte Natuba, Figueira I e Figueira II.

Com isso, serão distribuídos insumos agrícolas como adubo orgânico, fertizantes e sementes para ajudar no replantio das áreas. Produtores locais perderam de 60 a 100% do plantio de folhosas - coentro, cebolinha, rúcula, salsa e acelga, entre outras hortaliças. O produtor João Soares perdeu quase 80% do que plantou em 1 hectare e acredita vai esperar de 90 a 120 dias para recuperar o plantio. "Estou há 59 anos nesta região e nunca vi uma chuva dessa e essas medidas vão nos ajudar na recuperação mais repidamente", falou.

Acompanhado de lideranças políticas da região - os deputados Henrique Queiroz e Henrique Queiroz Filho que é vice-prefeito do município, o ex-prefeito de Vitória de Santo Antão, José Aglailson, e do seu filho, Aglailson Júnior, o secretário também visitou área para onde vem sendo pleiteada a construção da barragem de Vitória. Ranilson Ramos recebeu o Projeto da Barragem e disse que vai encaminhá-lo à Secretaria de Recursos Hídricos para estudo de viabilidade técnica. "Vamos dar atenção especial a medidas estruturadoras que evitem enchentes futuras", salientou.

Nenhum comentário: