O gerente geral do Prorural, Walmar Jucá, participou na tarde desta quinta-feira (08), na comunidade quilombola de Trigueiros, no município de Vicência, na Mata Norte, da abertura de oficina destinada a capacitação de jovens quilombolas das regiões da Zona da Mata e Agreste. A iniciativa faz parte das ações do Projeto Promoção do Protagonismo das Comunidades Quilombolas, executado pela secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural.
Até o sábado (10), os jovens participam de apresentações e debates sobre o protagonismo dos jovens nas comunidades quilombolas, além de atividades sobre associativismo e políticas públicas voltadas a essa população. “Este projeto é desenvolvido em 50 comunidades de Pernambuco, atingindo um total de 4,4 mil famílias remanescentes de quilombos e tem como principal objetivo a qualificação desse público, buscando fortalecer as organizações comunitárias, facilitando o acesso às políticas públicas”, explica Walmar.
Para o estudante Jaelson Luiz da Silva, de 24 anos, morador em Trigueiros, a participação nas atividades do projeto é uma grande oportunidade de aprendizado. “É muito importante estarmos aqui adquirindo novos conhecimentos. Participo sempre dos encontros para os jovens quilombolas”, destaca.
Além da promoção de capacitações e encontros com foco em difusão de técnicas organizacionais, administração básica e subprojetos comunitários, a iniciativa busca promover o acesso à comunicação digital e a informação. Para isso, cinco centros comunitários de multiuso, destinados à qualificação e inclusão tecnológica, estão sendo implantados em comunidades quilombolas, localizadas na Mata Norte, Agreste Meridional, Sertão Central, Moxotó e São Francisco.
Trigueiros é uma das localidades beneficiada com o centro multiuso. “A disponibilização desse espaço coletivo é a realização de um sonho”, afirma a presidente da associação de Trigueiros, Edriane Barbosa.
Com investimentos de U$ 649, 7 mil, os recursos do projeto fazem parte de doações do Fundo do Desenvolvimento Social do Governo do Japão, por meio do Banco Mundial.

Nenhum comentário:
Postar um comentário