O Chefe da Casa Militar, Cel Mário Cavalcanti esteve hoje (09/05) vistoriando perfuração de poços e desassoreamento de duas barragens realizadas pelas coordenadoria de Defesa Civil e de Engenharia da Casa Militar no município de Itapetim. A Defesa Civil do Estado e a Coordenadoria de Engenharia da Casa Militar são responsáveis pela perfuração e instalação de 330 poços e o desassoreamento de 20 barragens nas regiões do Agreste e Sertão pernambucanos.
Segundo Mário Cavalcanti, essa é mais uma ação desenvolvida pelo Comitê Integrado de Combate à Estiagem na Região do semiárido brasileiro no Estado de Pernambuco, coordenado pela Secretaria de Agricultura que tem a participação de várias secretarias e órgãos estaduais, como a Educação, Saúde, Casa Civil, Casa Militar, IPA, entre outras. “O Governo de Pernambuco há mais de dois anos está desenvolvendo um conjunto de ações para minimizar os efeitos da estiagem sobre a população, especialmente do Sertão e Agreste. Não é momento mais de frentes de emergência. Não se tem notícia de retirantes ou de saques a supermercados como no passado. Não há fome. Há necessidade de mais água. Enquanto a natureza não responde com as tão esperadas chuvas, o Governo está desenvolvendo ações que possam atender às necessidades da população atingida pela estiagem“, enfatiza Mário Cavalcanti.
O Comitê foi instituído pelo então Governador Eduardo Campos, através do Decreto Estadual nº 38.138, de 30 de abril de 2012, e também tem a participação de órgãos federais como o Exército, Conab, DNOCS, BNB, e de entidades da sociedade civil como a CNBB, Fetape e CUT, para definir as ações de socorro imediato e as obras estruturadoras.
Nesta sexta feira, Mário Cavalcanti conferiu os trabalhos de desassoreamento das barragens Mãe D’Água e Boa Vista. O desassoreamento de uma barragem é um serviço de manutenção. Ou seja é quando se faz a limpeza, a retirada de material sólido com o objetivo de ampliar o volume de água no reservatório. “É importante estarmos atentos, verificando in loco o andamento das ações sob nossa responsabilidade. Aprendemos nesses sete anos, com o modelo de gestão implantado pelo Governo, que é importante estabelecer metas e buscar mais qualidade dos serviços prestados à população. A orientação do governador João Lyra é estar junto à população. Devemos sempre fazer mais, com maior qualidade e em menor tempo. O que mais nos satisfaz é ver a felicidade das pessoas que vivem nas comunidades rurais com o acesso à água”, comentou.
Na Barragem de Mãe d'água que além de Itapetim beneficia parte do município de Brejinho, o desassoreamento já foi concluído e foram retirados cerca de 13 mil m³ de material. Já na Barragem de Boa Vista, que beneficiará toda a comunidade urbana de Itapetim, os serviços encontram-se em andamento. Até o momento já foram retirados 39mil m³. A expectativa é retirar um total de 45mil m³. “Essa ação é fundamental para as comunidades que vivem nessa região porque aumenta a oferta de água de qualidade, uma vez que são retirados os entulhos, e dar maior qualidade na saúde dos usuários”, justifica Cavalcanti.
Além das barragens, o chefe da Casa Militar, Mário Cavalcanti vistoriou a instalação de dois poços, também em Itapetim. O poço, localizado no Distrito de Placa da Piedade, tem uma vazão superior a 1 mil litros de água por hora. Neste poço, a Secretaria de Agricultura instalou um dessalinizador para retirar o sal da água que beneficia cerca de 500 pessoas da comunidade de Placa da Piedade. Outro poço instalado que foi vistoriado hoje foi o do Sítio Cantagalo, que tem uma vazão de 300 litros de água por hora e beneficia cerca de 40 famílias.
Entre as ações estruturadoras determinadas pelo Comitê, a Casa Militar é responsável pela instalação de 330 poços, todos já executados, e o desassoreamento de 20 barragens. Já foi concluído o desassoreamento de 10 barragens, 3 encontram-se em andamento e sete em licitação. Além disso, a Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil do Estado) é responsável por um conjunto de ações imediatas como o fornecimento de água, através de carros pipas, beneficiando cerca de 70 mil pessoas de 22 municípios; a distribuição de 224 mil pastilhas de cloro (potes com 25 pastilhas) para tratar a água; distribuição de 37.500 caixas d’água de 1 mil litros para armazenamento de água nas comunidades rurais das cidades atingidas pela estiagem e de 414.767filtros para que as famílias possam tomar água tratada a fim de evitar doenças transmissíveis pela água, especialmente aquelas provocadas pelas cianobactérias, como a diarreia e dermatites. A Casa Militar, através da Codecipe, também é responsável pelo transporte de sementes de milho e cana de açúcar para atender a alimentação dos rebanhos que sofrem com a estiagem. Até o momento foram transportadas 30.016,929 toneladas de cana e 16.962,267 toneladas de milho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário