sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Economia brasileira encolhe 0,6% no segundo trimestre e está em recessão técnica

RIO – A economia brasileira registrou recuo de 0,6% no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses do ano, informou o IBGE nesta sexta-feira.
A mediana de 41 projeções compiladas pela Bloomberg era de que o Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) tivesse queda de 0,4%. Em relação ao segundo trimestre do ano passado, o recuo foi de 0,9%.
Nesse tipo de comparação, os analistas esperavam contração de 0,6%. No primeiro trimestre, o desempenho foi revisado de avanço de 0,2% para recuo de 0,2%, o que caracteriza um quadro classificado pelos economistas como recessão técnica.
O IBGE, porém, é cauteloso ao comentar o assunto:
— Essa queda de 0,2% (do primeiro trimestre), a gente nem considera, porque o dado pode ser revisado. O recuo de 0,6% (do segundo trimestre), sim — disse Rebeca Palis, gerente de Contas Nacionais do IBGE.
Em 12 meses, a economia registra avanço de 1,4%. Com o recuo de 0,2% frente ao primeiro trimestre, o PIB brasileiro ficou em R$ 1,271 bilhão entre abril e junho.
Em relação ao primeiro trimestre, o setor que mais registrou recuo foi o da indústria, com queda de 1,5%. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, a queda foi ainda maior, de 3,4%, a maior queda desde o primeiro trimestre de 2009, quando caiu 11,6%.
Já o setor de serviços, maior parte do PIB, teve queda de 0,5% frente ao trimestre anterior, mas avançou 0,2% ante o mesmo período de 2013. A agricultura teve alta de 0,2% frente ao primeiro trimestre e ficou estável (0%) em relação ao segundo trimestre de 2013.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: