sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Integrantes da Orquestra Criança Cidadã levam mensagem contra o trabalho infantil em ida ao Vaticano

A Orquestra Criança Cidadã vai se apresentar para o Papa Francisco, na Itália, no dia 31 de outubro, dentro da programação da 16ª Conferência Internacional da Associação Privada de Direito Pontifício. Na ida, na próxima segunda-feira (27), os jovens da Orquestra sairão do Recife vestindo a camisa da “Campanha Trabalho Infantil não é Legal. Não Compre”, reforçando a mensagem da importância de uma infância e juventude com os direitos assegurados.

A Orquestra Criança Cidadã é uma das parceiras da campanha, criada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), mas que possui uma série de parceiros: Ministério Público de Pernambuco, Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ministério do Trabalho e Emprego, Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco, dentre outros.

Vaticano

Será a primeira vez que um projeto sociomusical brasileiro se apresenta para um Papa. Os pernambucanos realizarão inserções musicais ao longo da Conferência e, no segundo dia de evento, farão uma sessão musical reservada para o Pontífice. Sob a regência do maestro Nilson Galvão Jr. e com os solos da mais famosa violinista japonesa, Yoko Kubo, algumas das obras a serem executadas são “Concerto de Brandenburgo nº 3”, de J.S. Bach, “As quatro Estações”, de Vivaldi, e trechos da “Serenata”, composta por Tchaikovsky.

Após a passagem pela Itália, no dia 4 de novembro os meninos do Coque fazem performance em Lisboa, para o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, no Palácio de São Bento, sede do Parlamento do país, às 18h. Assim como na Itália, será a primeira vez que a Orquestra se apresenta em solo português. O repertório desse concerto dará lugar a temas brasileiros, entre eles, “Lamento Sertanejo”, de Dominguinhos, e um medley em homenagem a Sivuca e a Jackson do Pandeiro.

Saiba mais sobre a Orquestra Criança Cidadã

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). Idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, o programa, em funcionamento desde 2006, visa ao resgate social de crianças carentes através da música.

Atualmente, a Orquestra atende gratuitamente a 170 jovens, entre quatro e 21 anos. Os alunos recebem aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral, além de instrumentos de sopro – flauta transversa, oboé, clarinete, trompa e fagote. O programa conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento.

A Orquestra Meninos do Coque vem, a cada ano, se projetando cada vez mais como um programa social exemplar. Em seus oito anos de existência, recebeu mais de 20 prêmios, incluindo o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, de âmbito nacional. Na esfera internacional, a Organização das Nações Unidas escolheu a Orquestra como uma boa prática de inclusão social, em dezembro de 2010.

Nenhum comentário: