terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Governo lança livro sobre as memórias da Secretaria de Imprensa de Pernambuco‏

Nesta quarta-feira (10/12), a partir das 20h, durante a solenidade de confraternização de fim de ano do Governador João Lyra Neto com os jornalistas pernambucanos, nos jardins do Palácio das Princesas, será lançado o livro “Histórias Contadas – Memória da Secretaria de Imprensa de Pernambuco desde a segunda metade do século XX”. De autoria dos jornalistas Marcos Cirano e César de Almeida, o livro, editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), conta a história da Secretaria de Imprensa, a partir de pesquisas de informações e também de depoimentos dos 14 ex-secretários vivos. Na ocasião, haverá ainda a exibição de um documentário com a versão em vídeo do conteúdo do livro. Leia a apresentação do livro escrita pelo governador.

Apresentação

A memória oral é um recurso precioso e importante na reconstrução da história. Foi justamente a partir dessa premissa que os jornalistas Marcos Cirano e César de Almeida decidiram contar a história da Secretaria de Imprensa do Governo de Pernambuco. E, para isso, resolveram dar voz e visibilidade aos que dedicaram parte de suas vidas ao trabalho da comunicação governamental em nosso estado. 

Segundo Jacques Le Goff em sua obra “História e Memória” (1992), a memória, onde cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado, para servir o presente e o futuro. Essa, sem dúvida, é a contribuição deste trabalho. Retransmitir às novas gerações, a partir das vivências e experiências dos jornalistas que exerceram as funções de assessor e secretário de imprensa, acontecimentos curiosos e fatos que marcaram suas respectivas gestões. A história contada pelos seus principais personagens.

A Assessoria de Imprensa em Pernambuco teve início, em 1955, no Governo Cordeiro de Farias (1955/58). Nesta época, surgiu o papel do jornalista que acompanhava o governador e era responsável pelas relações com a Imprensa. Com o tempo e a necessidade de maior profissionalização desse serviço, o Governo foi estruturando o setor com a criação do Serviço de Imprensa de Pernambuco - SIP. Somente em 1986 foi criada a Secretaria de Imprensa.

Treze jornalistas, que passaram pelo comando da comunicação governamental em Pernambuco nos últimos, contam suas histórias neste livro. Depoimentos que registram não só a Secretaria de Imprensa, mas que se confundem com a própria história do Estado e do País.

O livro é também uma homenagem a todos os profissionais de imprensa, jornalistas, radialistas e servidores, que, ao longo de todos esses anos, trabalharam na Secretaria de Imprensa.

João Lyra Neto

Governador do Estado de Pernambuco

Nenhum comentário: