terça-feira, 2 de dezembro de 2014

IPA comemora 60 anos da Assistência Técnica e Extensão Rural em PE

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) deu início às comemorações dos 60 anos da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em Pernambuco com descerramento de placa comemorativa, nesta terça-feira (02/12). Participaram da solenidade de abertura o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, o presidente do IPA, Genil Gomes, além dos diretores Francisco Lopes (Extensão Rural), Mário Alberto (Pesquisa), representando Antônio Santana, e Albérico Rocha (Infraestrutura Hídrica).   

Para o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, a atuação do extensionista rural de fundamental para a transferência de novas tecnologias para o agricultor de base familiar, gerando renda e qualidade de vida no campo. “A Ater leva tecnologia, qualificação e conhecimento para agricultores familiares, além de viabilizar o acesso às políticas públicas e programas, tais como Pronaf e PAA “, destacou o secretário. 

Para o presidente do IPA, Genil Gomes, o resultado vem por meio dos resultados obtidos pelos agricultores. O Censo Agropecuário apontou que a Ater impacta positivamente sobre o Valor Bruto da Produção (VBP) de todos os segmentos da agropecuária. “Na agricultura familiar, quem conta com o serviço de Ater regularmente tem um Valor Bruto de Produção 3,6 vezes maior do que quem não recebe Ater”, destacou Gomes.  

Na quarta-feira (03/12), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove sessão solene em homenagem ao trabalho de ATER no Estado, atendendo ao requerimento do deputado estadual e extensionista agrícola, Ângelo Rafael.

Na ocasião, o extensionista agrícola do IPA, Carlos Alberto Vilela Barbosa, narrará a história da Extensão Rural em Pernambuco. Em seguida será feita e apresentação do vídeo comemorativo à data e a entrega dos cartões aos homenageados. 

 Na quinta-feira (04/12), às 13h 30, será realizada sessão comemorativa  durante o VII Seminário de ATER, no Hotel Canariu’s, em Gravatá. No local, o extensionista agrícola do IPA, Neritônio Andrade de Araújo, falará sobre a história da ATER em Pernambuco. Em seguida, será apresentado o vídeo alusivo à história dos 60 anos da ATER e entrega dos cartões  aos homenageados.

Nenhum comentário: