domingo, 18 de outubro de 2015

Arcoverde: Projeto vencedor da I Maratona de Negócios Públicos já tem ações de sustentabilidade‏

Já estão abertas as inscrições à II Maratona; com o 1º lugar no evento de 2014, o Agente de Desenvolvimento Aildo Silva, de Arcoverde (PE), afirma que aprendeu como deve ser elaborada uma proposta a favor dos pequenos negócios. Em novembro, a economia local do município de Arcoverde, em Pernambuco, a 256 km a oeste do Recife, vai ter muito o que comemorar. É quando serão concretizados novos avanços do projeto de “Reestruturação do Cecora – Uma Alternativa para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”.
Essa proposta de ação da Prefeitura rendeu, em novembro de 2014, o primeiro lugar na I Maratona de Negócios Públicos ao Agente de Desenvolvimento (AD) Aildo Biserra da Silva. A experiência dele abrirá a série de reportagens do Portal do Desenvolvimento Local sobre os finalistas da I Maratona, com o objetivo de estimular até o próximo dia 25 as inscrições à II Maratona, que podem ser feitas pelo link http://maratona.desenvolvimento.org.br.
Mais interessante é que a ideia do AD vencedor não só saiu do papel como também evoluiu para a adoção de medidas de sustentabilidade no Centro Comercial e Regional de Arcoverde (Cecora) para reduzir custos com energia, água e material não reciclável.
“Caminhamos bastante”, afirmou Aildo ao Portal do Desenvolvimento local. Ele recebeu a premiação no encerramento do III Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento, realizado no Recife, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). “Já começamos a executar ações sustentáveis que não foram previstas no projeto original”, acrescentou.
Para o campeão de 2014, a ideia não teria decolado sem a orientação recebida durante e após a I Maratona de Negócios Públicos. Daí então ele afirma que foi possível estruturar ações concretas a favor dos 500 empreendedores instalados em 16 prédios e dos 450 feirantes que lá desenvolvem suas atividades empresariais.
De acordo com o AD campeão da I Maratona, no Cecora circulam por semana seis mil pessoas, o que possibilita uma movimentação financeira média de 3 milhões de reais por mês. “Quando cheguei à Maratona, pensei que já conhecia o projeto. Depois fiquei sabendo que era preciso melhorar ainda mais. A experiência na Maratona valeu mais do que qualquer outra capacitação. Consegui ter uma visão melhor e fiquei sabendo como deve ser um projeto público”, festejou.
Entre as ações sustentáveis que foram incorporadas ao projeto, Aildo citou, por exemplo, que em novembro um prédio do Cecora ganhará calhas para a captação e aproveitamento da água da chuva. Até dezembro de 2017, previu que todos os 16 prédios da área contarão com sistema semelhante para a redução de custos com água canalizada e utilização dos recursos hídricos disponíveis e gratuitos que serão armazenados em um sistema.
Ainda neste mês, serão instaladas na área 200 luminárias de led, que são mais eficientes e econômicas, para reduzir o consumo de eletricidade, como parte dos esforços de eficiência energética no município. Ao mesmo tempo, as sacolas plásticas usadas nas lojas dos prédios e na feira livre passarão a ser substituídas por ecobags, embalagens ecológicas confeccionadas em tecido e reaproveitáveis. Esse material será patrocinado por empresas do próprio município.
Além disso, em novembro também serão inauguradas as novas instalações da feira de São Cristóvão , com recursos do Governo de Pernambuco. É um braço externo do Cecora, cujos 460 feirantes passarão a contar com financiamento da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco.
Para fazer o dinheiro circular na comunidade, os recursos da Agência de Fomento serão destinados à padronização das barracas da feira, a serem confeccionadas também por micro e pequenas empresas do próprio município. “Calculamos que isso vá gerar a movimentação de cerca de R$ 500 mil na economia local”, avaliou o agente de desenvolvimento.
Esses resultados foram obtidos em boa parte graças à consultoria de 60 horas fornecida pelo Sebrae como parte da premiação alcançada. Muito mais avanços são esperados. É porque o Sebrae de Pernambuco aprovou outra consultoria semelhante à da capacitação para organizar o planejamento estratégico e modelo de governança do projeto.  É assim que a ideia original vem dando cada vez mais frutos.
Veja o depoimento de Aildo Silva sobre a Maratona de Negócios Públicos: https://goo.gl/cFcDma
Mais informações sobre inscrições à II Maratona de Negócios Públicos
Fotos: Sebrae

Nenhum comentário: