terça-feira, 10 de janeiro de 2017

MPT informa à justiça sobre cumprimento de liminar pelos consórcios da Transposição

Após receber e analisar laudos técnicos apresentados pelos Consórcios Consórcios Bacia do São Francisco e São Francisco Leste, no último dia 6, o Ministério Público do Trabalho (MPT) entendeu que as empresas cumpriram decisão liminar, proferida em 21 de dezembro, que suspendia as atividades no Túnel Monteiro e o transporte de trabalhadores pela Águia Turismo. Diante da regularização das situações, o órgão comunicou o fato à justiça, informando que já é possível autorizar a retomada da obra, o que deverá ser decidido pelo juízo. 

No último dia 4 de janeiro, foi realizada na sede do MPT Pernambuco, no Recife, audiência administrativa com o coordenador Administrativo de Obras e representante da diretoria da Empresa S.A. Paulista, Sérgio Rodrigues de Melo, e com o advogado Adolpho Luiz Martinez. Nela, os consórcios falaram sobre as providências tomadas, se comprometendo a apresentar os laudos ao MPT até 6 de janeiro. 

Na petição feita pelo MPT para o juízo, o órgão deixou claro que, mesmo cumprindo a liminar, “persistem os motivos para prosseguimento da presente demanda coletiva, que possui por objeto a condenação definitiva das demandadas em obrigações de fazer (tutela jurisdicional de natureza inibitória) e de pagar indenização por dano moral coletivo.” 

O MPT pediu na ação que as empresas sejam condenadas ao pagamento de dano moral coletivo em valor não inferior a R$ 5 milhões. O pedido leva em conta as irregularidades e lesões já encontradas, bem como o porte financeiro das empresas.

Nenhum comentário: