quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Paulo Câmara reforça Quadra Viva com o lançamento da segunda etapa do programa

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quarta-feira (11.01), a construção de 14 quadras cobertas em escolas da rede pública estadual localizadas no Recife. O ato, acompanhando por estudantes e gestores do área, foi realizado na Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias/Nave, na Zona Sul da Capital, e marcou o início da segunda fase do programa Quadra Viva - iniciativa do Governo de Pernambuco que já viabilizou a construção e revitalização de 43 equipamentos com esse perfil.  Os R$ 5,1 milhões empregados na ação são oriundos do cofres estaduais e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Paulo assegurou que todas as ordens de serviço serão assinadas ainda no primeiro trimestre do ano.

"Ao todo aqui no Estado, serão 70 escolas contempladas nesta segunda fase do Quadra Viva. Já que outras 43 unidades foram entregues ano passado. E a gente quer chegar até o final de 2018 com 180 quadras novas", explicou Paulo Câmara. O chefe do Executivo estadual disse ainda que as construtoras terão 180 dias para concluir essas obras. "O prazo para a conclusão das outras 56 quadras será o mesmo. Só estamos separando as ordens de serviço, de forma setorial, porque mudam também as construtoras", informou.  

A partir do programa, o Governo de Pernambuco alinha as práticas esportivas ao desenvolvimento pedagógico. O projeto visa estruturar unidades que não dispõem do equipamento, ampliando os espaços de convivência nas escolas. O secretário de Educação, Frederico Amâncio, ressaltou que o programa dialoga com o desenvolvimento social. "Além de ser uma demanda grande da comunidade escolar, nós acreditamos que a quadra não é apenas um espaço dedicado à pratica esportiva. Nós acreditamos que a quadra é um espaço para o desenvolvimento das atividades da escola", disse o secretário.

O auxiliar do governador reforçou ainda que a educação é uma das prioridades da gestão de Paulo Câmara. “Esse é o maior investimento feito em quadras da história do Estado. Com isso, o nosso objetivo é fortalecer a estrutura das unidades educacionais, oferecendo melhores condições", disse Frederico.

Para o prefeito do Recife, Geraldo Julio, as melhorias feitas pelo Governo de Pernambuco na rede pública em um ano de crise mostram que o planejamento deu certo. "Isso nos traz um orgulho e a certeza de que estamos fazendo algo de bom para o futuro dos nosso jovens", comentou o gestor recifense.

Aluna do 1° ano do Ensino Médio, a jovem Darlane Baptista, de 15 anos, era só animação com o anúncio da construção da quadra. "Hoje, quando a gente quer utilizar a quadra temos que ir para o Santo Dumont. Agora, nós vamos ter uma área exclusiva nossa", afirmou a estudante, que é moradora do Ibura, Zona Sul do Recife. A aluna assegurou que a Cícero Dias, que é referência no ensino técnico, ultrapassou as expectativas. "É muita qualidade aqui na ETE Cícero Dias. E não só com relação a estrutura, como também o ensino", finalizou a recifense.

O trabalho na área de tecnologia e os bons índices educacionais tornaram a Cícero Dias uma das unidades educacionais mais disputadas do Estado. Além do ensino regular, a escola oferece cursos profissionalizantes de Programação de Jogos e Multimídia, além dos cursos de Logística e Administração, para 700 alunos. Em 2013, a ETE foi eleita como uma das instituições mais inovadoras do mundo pelo Prêmio Educadores, da Microsoft. 

Também participaram desta solenidade o Chefe de Gabinete do Governo, João Campos; o secretário executivo de educação profissional, Paulo Dutra; o gestor do Instituto Oi Futuro, Frederico Siqueira; o secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebelo; além de gestores da secretaria de Educação do Estado.


 Lista das unidades contempladas:

Escola Técnica Estadual Cícero Dias
Escola de Referência em Ensino Médio Santos Dumont
Escola Professor Marcos de Barros Freire
CEJA Poeta Joaquim Cardoso
Escola Monsenhor Manoel Leonardo de Barros Barreto
Escola de Referência em Ensino Médio Aníbal Falcão
Escola Presidente Humberto Castello Branco
Escola Alberto Torres; Escola Jornalista Trajano Chacon
Escola Professora Helena Pugo
Escola Pedro Celso
Escola Padre Machado
Escola João Barbalho
Escola Aníbal Fernandes

Fotos: Wagner Ramos/SEI

Nenhum comentário: