terça-feira, 3 de abril de 2012

Polêmica em Arcoverde: vereador sai em defesa da saúde

Depois da educação  foi a vez da saúde entrar em destaque na sessão de ontem da Câmara de Vereadores de Arcoverde. O motivo? O sensacionalismo feito na manhã de ontem pelos editores Jornal Tribuna da Região no tocante à marcação de exames em Arcoverde.
Como bem eles disseram que quem não estava na cidade tinha perdido "o show", ele foi completo, afinal teve direção, câmara e atores, muitas vezes inocentes atores. Tudo bem montado.
Segundo o vereador Luciano Pacheco (PSD), líder do Governo, dizer que a saúde piorou em Arcoverde é ir de encontro com a realidade e a verdade. Como bem ele falou, o movimento político feito pelos editores do jornal pode até ser justo, mas não passa de puro sensacionalismo.
 
Segundo parlamentar, não se pode negar os avanços e os problemas que a saúde de Arcoverde, de Pernambuco e do Brasil enfrentam nos dias atuais. Mas, falando sobre a questão da marcação dos exames, ele lembrou que hoje os exames de mamografia que eram 150, passaram para 400 e recentemente foram ampliados para 600/mês.
 
O laboratório municipal realiza, todos os meses, mais de 7 mil exames, contra apenas pouco mais de mil exames no início de 2005. Os exames de ultrassom, disse o vereador, têm deficiência sim, mas o grande problema é a falta de profissionais médicos para trabalharem nesta área.
 
O secretário de Saúde, Adilson Valgueiro, disse ao parlamentar que está pronto para contratar médicos para suprir as necessidades da saúde em Arcoverde, mas faltam profissionais. Exames de endoscopia, que antes eram feitos no Recife, hoje são realizados em Arcoverde, numa média de mais de 100/mês. (Magno Martins)

Nenhum comentário: