terça-feira, 10 de abril de 2012

Secretário Ranilson Ramos inaugura depósito de defensivos agrícolas da AFCP

Cerca de 12 mil pequenos e médios produtores de cana de açúcar de Pernambuco vão contar a partir de agora com um depósito onde serão comercializados defensivos agrícolas. O espaço com 200 metros quadrados, construído pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) foi inaugurado nesta segunda-feira, 09, pelo presidente da AFCP, Alexandre Andrade, e pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos.

O depósito que passa a funcionar na sede da AFCP, na Avenida Marechal Mascarenhas Morais, bairro da Ibiribeira, no Recife, será gerido pela Cooperativa dos Produtores Associados à Entidade de Classe (Coaf). Alexandre Andrade explica que a iniciativa terá impacto direto nos custos de produção de pequenos produtores da Zona da Mata já que os insumos agrícolas oferecidos estarão com preços abaixo do mercado. “Esses preços mais acessíveis poderão ser obtidos com o armazenamento de insumos que poderão ser comercializados quando o mercado estiver em alta”, avalia Andrade.

Ranilson Ramos destacou na ocasião que o Governo do Estado vê o setor como de suma importância para a economia pernambucana e para isso vem apoiando os produtores da cultura. “Por meio do Programa Terra Pronta da Cana de Açúcar, a Secretaria Estadual de Agricultura distribuiu agora em 2012, um total de 5,5 mil toneladas de fertilizantes para 11,7 mil produtores com até 60 hectares plantados e com produção de 3 toneladas de cana de açúcar por ano”, informou o secretário.

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) acompanhou e fiscalizou a construção do galpão para que todo o processo de armazenamento e manipulação dos defensivos atenda às exigências da legislação ambiental.  

Além dos presidentes da AFCP e do Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado, Gerson Carneiro Leão, também estavam presentes na inauguração a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, Júlio Zoe, o deputado Maviael Cavalcanti e o gerente comercial da Coaf, Hermano Wanderley. 

Mandioca - Após a inauguração, os dirigentes e associados da AFCP, juntamente com o secretário Ranilson Ramos participaram de uma palestra sobre a produção de fécula de mandioca no Sertão do Araripe. A exposição foi realizada pelo diretor da Maxx Amidos do Brasil, Sérgio Lucena. O presidente da Associação dos Fornecedores de Cana, Alexandre Andrade, disse que os canavieiros têm interesse na produção da fécula da mandioca.

Nenhum comentário: