terça-feira, 9 de junho de 2015

Com ações, SARA fortalece agricultura familiar e segurança hídrica em Lagoa dos Gatos‏

Com o intuito de fortalecer da agricultura familiar e a segurança hídrica em Lagoa dos Gatos, no Agreste Central, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA) inaugurou nesta terça-feira (9) um conjunto de ações estruturadoras no município. O gestor da pasta, Nilton Mota, a prefeita da cidade, Verônica Soares, e a presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural do município, Rute Barbosa, compartilharam as iniciativas com a população, em solenidades realizadas na comunidade de Igarapeassu e no Sítio Alto do Tambor.

Entre as atividades está o lançamento do Programa Terra Pronta e Distribuição de Sementes, que prevê a aração de quase 80 hectares de terra, sendo um ha por agricultor e a distribuição de sementes das culturas de sequeiro (feijão, milho e sorgo) para o plantio. Cerca de R$ 70 mil serão investidos no projeto. 

Para Mota os desafios de 2015 serão muitos, devido a forte crise econômica que o país vem enfrentando. Porém, os esforços do governador Paulo Câmara em prol do Estado já apresentam resultados positivos. “Já estamos colhendo os frutos do trabalho que vem sendo executado pelo Governo do Estado, que tem como prioridade promover qualidade de vida aos pernambucanos” explicou. 

Os gestores também assinaram uma ordem de serviço, orçada em R$ 957 mil, para a implantação de 75 cisternas do tipo calçadão, de 52 mil litros, com caráter produtivo e de consumo animal, e inauguraram um sistema simplificado de abastecimento de água, localizado no Sítio Alto do Tambor, que irá contemplar 35 famílias da localidade, produzindo cerca de seis mil litros de água mineral por hora. 

"Graças aos esforços do Governo de Pernambuco, nós agora poderemos trabalhar mais e impulsionar com mais energia o crescimento da nossa cidade" frisou a prefeita de Lagoa dos Gatos, Verônica Soares. Durante a programação também foram entregues cerca de 150 mil alevinos de tilápia, tambaqui e carpa para 450 famílias de sete assentamentos e associações do município.


Fotos: Josué da Mata

Nenhum comentário: