quarta-feira, 3 de junho de 2015

Secretaria de Agricultura lança edital para contratação de dessalinizadores

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), lançou edital para a contratação de 170  dessalinizadores, que vão transformar água salobra em potável, beneficiando quase 70 mil pessoas de pelo menos 50 municípios do semiárido.   As inscrições devem ser feitas através do site www.compras.pe.gov.br, até as 10h30, do próximo dia 12 de junho.

A ação faz parte do Programa Água Doce (PAD), do Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Governo de Pernambuco, através da SARA. Serão investidos R$ 6.3 milhões na aquisição e manutenção dos equipamentos, que realizam a filtragem e pressurização da água salobra dos poços do Agreste e Sertão. 

 “A estiagem é um fenômeno natural que nós não podemos combater. Mas podemos, sim, criar mecanismos que facilitem a convivência da população com o semiárido. Oferecer qualidade de vida às pessoas das regiões mais atingidas é a nossa prioridade” destacou o secretário de Agricultura Nilton Mota.

A instalação dos equipamentos será iniciada nas áreas mais suscetíveis ao processo de desertificação, como os municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), altos percentuais de mortalidade infantil, baixos índices pluviométricos e com dificuldade de acesso aos recursos hídricos.

Além de oferecer água para consumo humano e animal, o Programa também tem uma forte vertente social e ambiental, pois acompanha a comunidade selecionada desde o diagnóstico até um ano após a implantação do equipamento, assistindo as famílias na gestão do uso da água e no manejo produtivo. O projeto visa, ainda, implantar em cada um dos 170 sistemas, estruturas de contenção do concentrado salino, com o intuito de evitar a salinização do solo e consequentemente desertificação da área.

Nenhum comentário: