quarta-feira, 3 de junho de 2015

Redução do uso do agrotóxico em debate

O Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos do Agrotóxico na Saúde inicia uma série de conferências para elaboração do Plano Estadual de Redução do Uso de Agrotóxico. A ideia é colaborar com Programa Nacional para Redução do Uso de Agrotóxicos (PRONARA), através de ações conjuntas, para proteger a população dos efeitos nocivos.

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), ocupa cadeira no Fórum. A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho, articulada com os ministérios públicos de Pernambuco e Federal. Ao todo, participam 47 entidades, entre elas, a Adagro e a Ceasa, também vinculadas à Secretaria.

A primeira conferência será realizada em Petrolina, no próximo dia 04 de junho. Os encontros ainda serão realizados nos municípios de Caruaru e Carpina. “Dessa forma, contemplaremos a sociedade organizada do Sertão, Agreste e Mata”, pontuou a representante do IPA no Fórum e extensionista, Maria Emília Barros.

Segundo ela, Pernambuco é pioneiro na organização de um fórum permanente de discussão e ação sobre os impactos negativos dos agrotóxicos na saúde, no ambiente e na sociedade. “Essa experiência foi levada para outros estados, que passaram a organizar seus fóruns, levando à criação do fórum nacional”, destaca. Para se ter uma ideia, em dez anos, a produção de agrotóxicos no Brasil cresceu entre 80 e 90% e o consumo aumentou aproximadamente 190%.

Entre os objetivos do Fórum estão: propor, apoiar e acompanhar ações educativas, promover articulação entre órgãos e ongs, sugerir o aperfeiçoamento da legislação, cobrar o cumprimento da legislação, sugerir a celebração de contratos, convênios e protocolos, sugerir a realização de estudos e pesquisas, denunciar fatos e receber denúncias. “O foco principal é promover debates a fim de conscientizar as pessoas”, diz Emília.

Também são membros do Fórum a Delegacia Regional do Trabalho, Ministério da Agricultura,  IBAMA, Vigilância Sanitária – SES/PE, CPRH, CREA, UFPE, UFRPE, FETAPE e FAEP.

Nenhum comentário: